Conheça alguns cuidados com a energia elétrica no período natalino

Mesmo produtos sendo novos, é preciso uma atenção especial para prevenir acidentes (Foto: Arquivo Portal Infonet)

Tem coisa mais linda do que as luzes de Natal? Somente o sorriso das pessoas que se deslumbram com tanta luz, cor e congraçamento que a época produz, não é mesmo? Casas, prédios, ruas e avenidas, praças e até automóveis se cobrem de luz e cor para saudar essa verdadeira “festa das luzes”.

Árvores de Natal, presépios, guirlandas, piscas-piscas e diversos outros adornos luminosos e coloridos dão a tônica dos ambientes. Mas é preciso tomar bastante cuidado com o uso desses enfeites, sobretudo os elétricos.

Mesmo sendo novos, é preciso uma atenção especial para prevenir acidentes elétricos. O primeiro cuidado é escolher produtos de boa qualidade, que já começa tendo todas as informações de segurança nas embalagens, além de indicações de potência, tensão e as corretas instruções de uso.

 Incêndios

Evite colocar vários equipamentos em uma mesma tomada, fazendo uso de “T”, também chamado de benjamin, pois pode haver sobrecarga de energia ou aquecimento (que gera perda de energia e aumento no valor da conta). Outra medida importante é fazer uma revisão nas instalações elétricas, contando sempre com um eletricista capacitado.

Certifique-se de que os equipamentos elétricos não estão perto de materiais inflamáveis como papel, papelão, tecido, isopor, madeira ou plástico.

Choques

É preciso dar atenção também para a possível existência de fios desencapados, com a parte metálica aparente. Com a capa de proteção, evitam-se choques e fuga da corrente elétrica, que é desperdício de energia. Se o material a ser usado foi comprado ano passado ou em anos anteriores, ligue o sinal de alerta: verifique se esse material está em condições de uso, se ele está ou não desgastado.

Evite colocar luzes e piscas-piscas em estruturas metálicas, pois elas podem conduzir energia caso haja algum tipo de fuga de eletricidade no equipamento e provocar choque elétrico.

Luzes em áreas externas devem ser instaladas de modo que não haja possibilidade de contato das pessoas com a fiação elétrica. Sabe por quê? Estando sob os efeitos da chuva, do sol e do vento, pode haver um desgaste dos fios e aumentar riscos de acidentes. Lembrando que o serviço deve ser sempre executado por profissionais capacitados. E nunca instale nada perto da rede de energia.

 Evitar aumento no consumo

Escolha equipamentos com menor potência e dê preferência às lâmpadas de LED, elas são mais eficientes, com brilho intenso e duram mais que as convencionais. O uso consciente também é muito bem-vindo: só ligue os equipamentos quando houver, de fato, necessidade.

Fique de olho se a tomada aquece. Além dos riscos de choque elétrico, o aquecimento da tomada também gera perda de energia e o consequente aumento na fatura.

Mais dicas

– Não utilize enfeites de papel em árvores com iluminação elétrica.

– É importante que material comprado seja atestado pelo Inmetro.

– Para evitar desperdício de energia, desligue os aparelhos e enfeites de Natal quando sair de casa ou na hora de dormir.

– Vai desligar os aparelhos? Nunca puxe pelo cabo ou fiação. Para tirá-lo da tomada, utilize o plugue. Assim você evita problemas!

– Evite deixar a instalação em área sujeita à chuva ou alagamento.

– Importante: fiação sempre fora do alcance das crianças.

 

Com informações da Ascom Energisa

 

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais