Conheça os sete bairros de Aracaju com alto risco de surto de dengue

Os dados foram divulgados nesta sexta-feira, 3, durante coletiva de imprensa (Foto: Sérgio Silva)

Aracaju está em médio risco de infestação de aedes aegypti (mosquito transmissor da dengue ) e tem sete bairros com alto risco de surto ou epidemia da doença. São eles: Santo Antônio, Japãozinho, Luzia, Ponto Novo, Pereira Lobo, Porto Dantas e Cidade Nova. Esses foram alguns dos dados apresentados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) durante coletiva nesta sexta-feira, 3, sobre o Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa) realizado no mês de maio.

De acordo com a SMS, comparado com março, mês do primeiro LIRAa deste ano, houve avanço de 4,5% no índice, passando de 2,2% para 2,3%. O LIRAa descreve o índice de infestação predial e mapeia os principais criadouros do mosquito nos bairros da capital. “O Levantamento de Índice de Infestação pode ser classificado em três níveis: baixo (até 0,9%), médio (de 1,0% a 3,9%) e alto (acima de 4,0%). Em março de 2021, a capital apresentou índice de infestação de 1,1%. Em março deste ano, o índice passou para 2,2%, um aumento de 100%”, detalha a pasta.

Ainda segundo a SMS, dos 43 bairros de Aracaju, oito estão classificados em baixo risco (satisfatório), 28 estão em médio risco (alerta), e sete bairros já citados estão classificados como alto risco de surto ou epidemia. “O bairro chamou atenção por, em março, registrar índice de 0,6, considerado baixo, e neste de maio ter passado para alto risco, com índice 4,1. Já os depósitos domiciliares, como vasos, pratos de plantas, ralos, lajes, sanitários, seguem sendo os principais criadouros de mosquito, com 40,4% de incidência”, diz a pasta.

por João Paulo Schneider 

Com informações da PMA

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais