Conselho Federal e OAB-SE cobram prisão cautelar de agentes da PRF

Os policiais envolvidos na abordagem foram afastados  (Foto: redes sociais/reprodução)

A Ordem dos Advogados do Brasil em Sergipe (OAB/SE) e o Conselho Federal cobraram neste sábado, 28, a prisão cautelar dos policiais envolvidos na morte de Genivaldo de Jesus Santos, de 38 anos, que foi morto após abordagem na cidade de Umbaúba, sul sergipano.

Segundo nota divulgada pelas duas instituições, o pedido visa garantir ágil transparente e eficiente investigação, sempre franqueando a ampla defesa e acesso aos autos pelos suspeitos.

“A OAB Nacional e a OAB Sergipe requerem a adoção de medidas preventivas imediatas pela PRF, para evitar que situação semelhante volte a acontecer, e para garantir a prestação de assistência à família da vítima. As instituições lamentam o triste episódio, que não pode ser considerado isolado, pois o assassinato sistemático de pessoas negras é uma triste realidade de nosso país, que carece de ações específicas para ser superado”.

Afastamento

A OAB/SE já havia pedido o afastamento dos policiais envolvidos na abordagem a Genivaldo que morreu por asfixia e insuficiência respiratória.

Os policiais rodoviários federais envolvidos na abordagem confirmaram no Comunicado de Ocorrência Policial, que utilizaram spray de pimenta e gás lacrimogêneo durante a ocorrência. O documento foi publicado em uma reportagem do The Intercept Brasil, que também divulgou os nomes dos envolvidos. A PRF informou que instaurou procedimento disciplinar e que os policiais foram afastados.

por Aisla Vasconcelos
com informações da OAB/SE e Conselho Federal

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais