Covid-19: veja quais cuidados seguir antes de ir ao supermercado

Segundo o presidente da Associação Sergipana de Supermercados (Ases), Anderson da Cunha, embora esses locais de compras estejam a funcionar, é preciso cuidado e planejamento antes de sair de casa e quando chegar ao supermercado (Foto: MPE/SE)

Os supermercados são um dos serviços considerados essenciais e, portanto, seguem em funcionamento em meio a esta pandemia do novo coronavírus (Covid-19).  Segundo o presidente da Associação Sergipana de Supermercados (Ases), Anderson da Cunha, embora esses locais de compras estejam a funcionar, é preciso cuidado e planejamento antes de sair de casa e quando chegar ao supermercado. Veja a seguir as orientações que a Ases recomenda que sejam seguidas:

Anderson da Cunha, presidente da Ases (Foto: arquivo pessoal)

Escolher um membro da família para ir às compras

Para Anderson da Cunha, presidente da Ases, é importante que haja um planejamento antes de sair de casa. “Nós aconselhamos que apenas um membro da família compareça ao supermercado. O intuito é evitar aglomerações”, destaca. Anderson diz ainda que é importante a escolha de uma pessoa que não faça parte do grupo de risco, como idosos ou pessoas com doenças crônicas.

Uso de máscaras 

Ainda segundo Anderson, é aconselhável também o uso de máscaras. “É importante ter essa proteção a mais”, diz.

Atenção ao manuseio dos produtos

Anderson explica que os supermercados são orientados a limpar com frequência as gôndolas e cesta de compras. Mas mesmo assim é importante evitar tocar constantemente nos alimentos. “A dica é pegar aqueles produtos que a pessoa tem certeza que vai levar”, afirma.

Respeitar a distância mínima entre as pessoas

Anderson destaca ainda que é preciso atenção para se respeitar a distância mínima de 2 m entre uma pessoa e outra. “Geralmente os supermercados deixam essa recomendação visível para os clientes”, informa.

Evitar horários de picos

Outra recomendação que a Ases dá diz respeito a escolha do horário para ir ao supermercado. Segundo a entidade, é preferível evitar horários de picos, como no início da manhã e no início da tarde. Quanto menos pessoas estiverem no estabelecimento, melhor.

Fazer uma lista de compras

Antes de sair de casa, é ideal já ter em mente aquilo que deve ser comprado. “Ao elaborar uma lista de compras a pessoa já vai sabendo o que precisa e assim passa menos tempo no local”, destaca Anderson.

por João Paulo Schneider 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais