Crescimento da população e ligações clandestinas são causa da falta de água

0

Falta de água é constante, em alguns bairros / Foto: Arquivo Infonet
Mesmo com a suspensão do rodízio de água, alguns bairros continuam sofrendo com a irregularidade na prestação dos serviços da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso). Moradores dos Santos Dumont, Santa Maria, Farolândia e dos conjuntos residenciais de Nossa Senhora do Socorro reclamam da constante falta de água. Para a Deso, o problema está relacionado ao crescimento desordenado da população e ao elevado número de ligações clandestinas.

Segundo o diretor de operações da companhia, Silvio Múcio, o crescimento verificado na Zona Sul da cidade leva a ocorrência de crises no abastecimento. “A demanda por água tem sido grande na área de Expansão e enquanto as obras de saneamento não são concluídas, vai continuar faltando água”, informa Múcio. Ele ressalta que a construção de um anel de distribuição para a Zona Sul resolverá o problema. A obra se encontra em andamento.

Clandestinos

Deso: “Invasões provocam crise no abastecimento” / Foto: Arquivo Infonet.
Nos bairros da Zona Norte, os problemas de falta de água estão ligados, principalmente, ao surgimento de invasões e favelas. Esta é a conclusão do presidente da Deso, Max Montalvão. De acordo com ele, o abastecimento de água para essas novas áreas impede o fornecimento regular de água para as residências que estão regulares.

O presidente da companhia explica ainda que problemas operacionais, como rompimento de tubulações, interrupção no fornecimento de energia elétrica e demais danos materiais na rede são também causadores do desabastecimento de água. Mas ele ressalta que “estas situações são verificadas e resolvidas rapidamente”.

Medidas

Para conter o número “exagerado” de ligações clandestinas na Grande Aracaju, a Deso tem fiscalizado todos os bairros e substituído medidores de água quebrados, informa o diretor de operações. Além disso, a companhia de saneamento está preparando um recadastramento dos usuários do serviço para minimizar as perdas no abastecimento de água.

Por Valter Lima

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais