Déda homenageará 20 personalidades com medalhas

Dentro das comemorações da emancipação política de Sergipe que acontecerão na próxima quarta-feira, 8, o governador Marcelo Déda vai entregar medalhas do Mérito Aperipê e do Mérito Cultural Tobias Barreto a 20 personalidades.

A medalha do Mérito Cultural contemplará figuras de destaque estadual nas áreas do Teatro, da Música, da Dança, da Literatura, da Cultura Popular e da Pesquisa e apoio Cultural, reconhecimento que também será prestado ao ministro da Cultura, Juca Ferreira. Já entre os homenageados com a medalha do mérito Aperipê, a mais alta condecoração oferecida pelo Governo do Estado, constam os governadores do Piauí e de Pernambuco e o ministro da Educação, Fernando Haddad.

A entrega está marcada para as 10h30 na praça São Francisco, em São Cristóvão. Antes, diversas outras atividades estão previstas. Às 9h, o governador realiza a transferência da capital do estado para São Cristóvão. Haverá ainda a execução do hino nacional pela banda da Polícia Militar e o desfile das forças armadas e de alunos da rede pública de ensino. Em seguida, às 9h30, será realizada uma missa em ação de graças pelo aniversário da emancipação política de Sergipe.

Às 17h, as comemorações são continuadas com uma programação cultural da qual farão parte o cortejo folclórico pelas ruas do centro histórico da cidade e shows com Paulo Lobo, Patricia Polayne, Amorosa e Cataluzes. “Queremos estimular os sergipanos a conhecerem e reconhecerem o seu valor no cenário nacional, iniciando um movimento de celebração dos nossos símbolos para elevar a autoestima e o orgulho dos sergipanos”, afirmou Marcelo Déda.

Emancipação

“Foi nesta data em que Sergipe se fez independente e, a partir de então, assumiu uma postura autônoma dentro do Brasil. Este é um momento de celebração da autonomia conquistada por Sergipe, dos nossos símbolos cívicos, memória, identidade cultural e também do desenvolvimento que o estado ganha a partir de ações de Governo que reafirmam nossa vocação para a modernidade e o futuro”, destacou o governador Marcelo Déda.

De acordo com Déda, o orgulho de ser sergipano precisa ser resgatado cotidianamente e o trabalho diário realizado pelo Governo tem esta perspectiva. “A emancipação política se faz a cada dia e o nosso Governo trabalha com dois eixos principais: a inclusão pelo direito e a inclusão pela renda. É por isso que investimos tanto em educação, saúde, segurança e infraestrutura, apenas para citar algumas áreas”, frisou o governador.

Para a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, as homenagens desta quarta são um reconhecimento à história de quem ajudou Sergipe a crescer e se desenvolver. “O Estado vai deixar consignado o seu respeito pelas pessoas e entidades que fazem do pequeno Sergipe uma terra de grande valor em áreas como o teatro, a dança, a música, a literatura, a cultura popular e a pesquisa cultural. Para o Governo, é motivo de orgulho reconhecer a contribuição de cada um e fazer com que a população saiba a importância que eles têm”, frisou.

Segundo o secretário-chefe da Casa Civil, Oliveira Júnior, mais do que para comemorações, a data servirá como resgate da história de Sergipe. “O governador Marcelo Déda buscou uma forma de conferir maior representatividade à comemoração da emancipação do Estado de Sergipe, resgatando um pouco da memória do Estado”, frisou Oliveira.

Homenageados

Medalha do Mérito Cultural Tobias Barreto

Teatro
Orlando Vieira
Grupo Imbuaça
Grupo Mamulengo de Cheiroso

Música
Lira Carlos Gomes
Josa, o Vaqueiro do Sertão
Clemilda

Dança
Quadrilha Unidos em Asa Branca

Literatura
Ana Medina
Francisco Dantas

Cultura Popular
Dona Nadir
Mestre Deca

Pesquisa e Apoio Cultural
Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe
Universidade Federal de Sergipe
Eliane Fonseca (pelas contribuições no IPHAN)
Juca Ferreira (ministro da Cultura)

Medalha do Mérito Aperipê

Eduardo Henrique Accioly Campos
Governador do Estado de Pernambuco
Galardão da Grã-Cruz da ‘Ordem do Mérito Aperipê’.

Fernando Haddad
Ministro de Estado da Educação
Galardão da Grã-Cruz da ‘Ordem do Mérito Aperipê’.

José Wellington Barroso de Araújo Dias

Governador do Estado do Piauí
Galardão da Grã-Cruz da ‘Ordem do Mérito Aperipê’.

Edvaldo Nogueira
Prefeito de Aracaju
Galardão de Oficial da ‘Ordem do Mérito Aperipê’.

João Augusto Gama da Silva

Galardão de Comendador da ‘Ordem do Mérito Aperipê’.

Fonte: ASN

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais