Defesa Civil tem 27 mil cadastrados para alertas a desastres naturais

Defesa Civil tem serviço disponível para alertar população sobre desastres naturais (Foto: Arquivo Infonet)

 

Em março deste ano, a Defesa Civil estadual disponibilizou para a população um serviço que alerta, através de cadastro, a possibilidade de ocorrer desastres naturais em Sergipe. Os últimos dados levantados no mês de abril apontam que o órgão possui em torno de 27 mil pessoas inscritas no informativo.

Caso esteja previsto um evento meteorológico adverso, para um bairro ou município, a Defesa Civil envia uma mensagem via SMS para quem está cadastrado. Desta forma, a pessoa pode se prevenir e ter o mínimo possível de prejuízos em casos de chuvas fortes, alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra e enchentes.

Cadastro pode ser feito com envio de SMS com o CEP para o número 40199 (Foto: Portal Infonet)

 

As informações sobre o tempo e chuva são monitoradas pelo Centro de Meteorologia de Sergipe e pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad). Apesar de estarmos no inverno, não houve, pelo menos até agora, necessidade de alertas. “Nos últimos meses, não houve nenhum evento que merecesse tal informação. A gente se preocupa muito com a credibilidade. Ocorrendo a chuva pura e simples, mas sem grande intensidade, não demanda alerta. É só se houver uma pretensão de chuvas acima do normal, com grande potencial destrutivo. Não houve mensagens enviadas nesse período”, disse o tenente-coronel Alexandre Alves, coordenador da Defesa Civil.

Para se cadastrar e ser informado, basta enviar uma mensagem de texto com o Código de Endereço Postal (CEP) do local onde mora para o número 40199. O cidadão recebe uma mensagem de confirmação e receberá os alertas, quando houver. O serviço é gratuito.

Por Victor Siqueira

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais