Delegada da Lava Jato é empossada na PF de Sergipe

Delegada já é a nova superintendente da PF em Sergipe (Fotos: Portal Infonet)

Com a presença de diversas autoridades no âmbito do Judiciário, a nova superintendente da Polícia Federal em Sergipe, delegada Erika Mialik Marena, foi empossada em solenidade nesta segunda-feira, 26, no Tribunal de Contas do Estado (TCE). Em seu histórico, Erika acumula a chefia de investigações de notoriedade e repercussão em todo país, incluindo a Operação Lava Jato, onde atuou desde o início da investigação [fase sigilosa iniciada em 2013] até o ano de 2016.

A delegada substitui o antigo superintendente José Grivaldo de Andrade, que se emocionou durante o discurso de despedida da chefia da PF em Sergipe. Grivaldo frisou que apesar das dificuldades com o efetivo policial, deixa a PF com bons números relacionados as apreensões de drogas desde 2009, quando assumiu o cargo. “Foram 33 toneladas de maconha, duas toneladas de cocaína e uma tonelada de crack em apreensões, graças ao trabalho dos agentes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) da PF”, disse. Agora, Grivaldo se aposenta da função de delegado de polícia.

A nova superintendente foi bastante breve com a imprensa, se limitando a dizer que está feliz com a chegada em Sergipe. Além de ter papel importante no início da Operação Lava Jato, a maior já realizada no Brasil contra corrupção, Erika tem larga experiência nas investigações dos crimes de desvios de verbas públicas, corrupção, lavagem de dinheiro e crimes contra a administração pública.

Grivaldo, antigo superintendente, comemora números de apreensões de entorpecentes durante sua gestão

Em discurso, ela afirmou que pretende seguir a linha de trabalho que já desenvolve desde a Operação Lava Jato. “O que vemos hoje [Operação Lava Jato] é fruto de uma semente e trabalho exaustivo lá de trás. A Operação Lava Jato se desenvolveu com sacrifício pessoal de muitas pessoas e órgãos […] ainda hoje me motiva a fazer e acreditar nesse modelo de trabalho”, pontuou. A  nova superintendente também afirmou eu encara o cargo como uma espécie de ‘nova missão’, e espera “contribuir e consolidar o papel da PF como instituição de estado no enfrentamento estratégico do crime de estado”.

Com a chegada da delegada e todo seu currículo, a procuradora eleitoral, Eunice Dantas, afirmou que espera um enfrentamento firme ao crime de corrupção em Sergipe. “O Ministério Público Federal espera que dê um incremento, que sirva para aumentar o combate a corrupção, aumentar as investigações, uma atuação forte na repressão a esses crimes que estão disseminados no nosso país”, avaliou.

Eunice Dantas cita 'larga experiência' da delegada e diz esperar enfrentamento firme a corrupção

Por Ícaro Novaes

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais