Descarte irregular cria montes de entulhos na Farolândia

Carroceira despeja entulhos em local inapropriado
(Foto: Portal Infonet) 

Uma grande quantidade de cascalhos e outros entulhos estão aglomerados e formando montanhas na rua F, às margens da Avenida Josino José de Almeida, no bairro Farolândia. No local, caçambas destinadas ao depósito de lixo urbano comum, também estão cheias de entulhos. Nossa reportagem flagrou o momento em que um carroceiro e um condutor despejam lixo inapropriado no local. Os montes de cascalhos estão beirando um canal de escoamento pluvial. Confira matéria completa no vídeo: 

Emsurb

A assessoria de comunicação da Empresa Municipal de Serviços Urbanos informou que o descarte de cascalhos e demais materiais provenientes de obras só pode ser realizado em local adequado e previamente autorizado pelos órgãos ambientais, portanto, o flagrante mostrado no vídeo é considerado descarte irregular.

A respeito das montanhas de cascalhos que já estão formadas no local, o assessor de comunicação, Augusto Aranha, informou que no momento, a Emsurb não está realizando o recolhimento deste tipo de material por ausência de um contrato para destino desses entulhos – problema que, segundo o setor, deve ser solucionado em 30 a 60 dias. No entanto, o assessor explica que por conta da gravidade de alguns casos, como entulhos próximos a hospitais e de canais de escoamento pluvial, como o citado na matéria, a empresa está tentando viabilizar com a Emurb a retirada desses materiais., mas ainda não há definição sobre o assunto.

Sema

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) informou que realiza fiscalizações com base nas denúncias que recebe por meio do telefone (79) 3246 6461. Sobre o caso citado na matéria, a Sema explicou que irá ao local verificar o problema, identificar o proprietário e notificá-lo para que faça a limpeza do terreno, sob pena de multa por descumprimento. A Sema esclareceu ainda que 12 empresas estão cadastradas para fazer o transporte de resíduos da construção civiil e volumosos e destiná-los aos locais corretos, que são os aterros da Estre e da Torre. 

A matéria foi alterada para acréscimo de informação enviada pela Sema. 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais