Desfile Cívico encerra Semana da Pátria

Corpo de Bombeiros Militar passa a tropa em revista (Fotos: Portal Infonet)
O desfile cívico encerrou à Semana da Pátria, na manhã desta terça-feira, 7, na avenida Barão de Maruim. Milhares de pessoas lotaram todo o percurso da via para prestigiar o desfile que teve início com a parada militar e prosseguiu com a participação de escolas da rede pública a particular de ensino. Cerca de 4500 estudantes de 32 escolas desfilaram na avenida.

Para o vice-governador de Sergipe Belivaldo Chagas, a data do 7 de setembro é um dia representativo. “É um desfile simbólico e um dia muito importante para nosso país. Inclusive a Secretaria de Educação escolheu o tema “ler e escrever, caminhos para a cidadania”, afinal de contas o cidadão se sente realizado quando ele sabe ler e escrever, e a gente precisa despertar essa cidadania no povo”, destaca.

Vice-governador Belivaldo Chagas destacou a importância da cidadania
A aposentada Alcina Cravo de Carvalho disse que todos os anos prestigia o desfile, e esse ano trouxe o neto para participar da festa. “Todo o ano eu venho, esse ano eu vim com meu neto. Eu gosto do desfile militar, acho muito bonito, é legal também ver as autoridades que comandam o nosso Estado”, referiu-se ao palanque montado no outro lado da avenida.

Já Tatiane de Moura contou que o 7 de setembro é o dia de mostrar o orgulho de ser brasileiro. “A data e o desfile é uma forma de demonstrar o orgulho de ser brasileira, por isso trouxe meus filhos, um de sete e um de doze anos, nós procuramos vir todos os anos, pois gostamos de ver as novidades”, fala.

Semana da Pátria

Alcina garante que vem ao desfile todos os anos
Desde a última quarta-feira, 1º, foram realizadas atividades alusivas à Semana da Pátria. O Governo do Estado abriu as comemorações com a 73ª Corrida do Fogo Simbólico, que teve início às 9h do dia 1º, partindo da Ponte do Imperador até a praça Fausto Cardoso onde foi feito o acendimento da Pira da Pátria pelo vice-governador Belivaldo Chagas.

Na sexta-feira, 03, houve o hasteamento da Bandeira, com a participação de alunos das escolas estaduais Tobias Barreto, John Kennedy, Manoel Cruz e Costa e Silva. Ao som do Hino Nacional, as bandeiras do Brasil, de Sergipe e de Aracaju foram hasteadas, com a presença da diretora da DEA, Nádia Cardoso; representando o secretário de Estado da Educação, e da presidente da Coordenação de Moral e Cívica (COMOCI/SEED), professora Maria Hermínia Caldas.

Tatiane disse que sente orgulho de ser brasileira
O Hino Nacional foi executado pela Secbanda, sob a regência do maestro Francisco Alberto. A professora Hermínia falou sobre a importância do hino. Ela também deixou uma mensagem aos jovens estudantes. “Estamos precisando de paz. É preciso que vocês tenham obediência aos pais, professores e àqueles que nos conduzem a uma vida melhor. Só assim vocês terão sucesso e serão venturosos”, disse. O evento foi encerrado ao som do Hino da Independência.

 

Por Bruno Antunes

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais