Detran bloqueia 55 Carteiras de Habilitação

O Detran-SE divulgou que, de janeiro a julho deste ano, bloqueou a Carteira Nacional de Habilitação – CNH – de 55 motoristas. Ao ultrapassar o limite de 20 pontos, provocados por infrações de trânsito, os motoristas perderam o direito de conduzir veículos automotores. Entre os casos mais comuns estiveram a ultrapassagem do limite de velocidade, dirigir com a CNH vencida e desrespeito à sinalização.

 

A pontuação varia de três a sete pontos, conforme a gravidade da infração, e tem validade por um ano, contados a partir da data da autuação. Quando é excedido o limite de pontos, automaticamente é bloqueada a carteira pelo sistema do Detran. É, então, encaminhado um ofício à residência do proprietário dentro de um prazo de 30 dias, solicitando o seu comparecimento ao órgão, para regularizar a situação.

 

Após essa fase, o condutor deverá entregar a CNH na Coordenadoria de Julgamentos e Aplicação de Penalidades (Cojap), que solicitará ao núcleo Educativo do Detran a sua inscrição no Curso de Reciclagem de Condutores. No curso, o motorista irá assistir a aulas de Direção Defensiva, Primeiros Socorros, Legislação de Trânsito e Educação Ambiental, durante uma semana. Ao final das aulas, é realizada uma prova; caso aprovado, o condutor deverá ainda cumprir uma pena de suspensão que é direcionada a cada caso, para, então, receber a CNH e voltar a dirigir normalmente.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais