Detran Sergipe lembra Dia Mundial do Pedestre

(Foto: Ascom)

O Dia Mundial do Pedestre é celebrado em 8 de agosto. A data é lembrada pelo Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran/SE), por meio da Coordenadoria de Educação para o Trânsito (COET) e da Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran) que ressalta a necessidade do respeito ao Código de Trânsito Brasileiro – CTB – e reforçar a importância da adoção de hábitos seguros por parte dos atores que compõem o trânsito, sejam eles pedestres, ciclistas, motociclistas ou condutores. Em todo o mundo, o dia é marcado pelo combate aos acidentes decorrentes de atitudes imprudentes nas vias urbanas e rurais envolvendo pedestres.

De acordo com o art. 69 do CTB, ao atravessar a pista, o pedestre deve utilizar as faixas ou passagens a ele destinadas sempre que estas existirem numa distância de até 50 metros dele. Mas, segundo o comandante da CPTran, major Fábio Machado, a realidade do trânsito ainda revela uma falta de conscientização da sociedade com relação ao assunto.

“Trânsito significa vida. Precisamos mudar o comportamento das pessoas. Muitas vezes, atribuímos a problemática do trânsito só aos condutores, mas os pedestres têm uma grande importância para o cumprimento das normas. Eles devem respeitar toda a sinalização, principalmente as faixas de pedestre. Assim, estarão contribuindo de forma eficaz e direta para a redução da incidência dos acidentes de trânsito”, disse o comandante da CPTran.

Fonte: Ascom Detran/SE

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais