Dia C oferece serviços de saúde e educação no Centro

Evento foi realizado no Centro (Fotos: Portal Infonet)

A Praça Fausto Cardoso, no Centro de Aracaju, foi palco principal das atividades do Dia C – Dia de Cooperar.  O evento realizado neste sábado, 1º de julho, reuniu 12 cooperativas, voluntários e entidades parceiras para oferecer ações de saúde, educação e cidadania.

De acordo com a presidente do Serviço Nacional de Aprendizado do Cooperativismo do Estado de Sergipe (SESCOOP/SE), Verônica Maria de Carvalho, o Dia C é uma ação voluntária em prol da sociedade que tem com base o interessa pela comunidade. “Hoje estamos celebrando o Dia C, mas ele não é feito o ano todo com ações voluntárias para toda a sociedade. Hoje temos aqui 12 cooperativas, além de diversos parceiros, provando que com atitudes simples e voluntárias, nós podemos mudar o mundo”, comenta.

Entre as instituições parceiras, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), que levou a unidade móvel ‘Fique Sabendo’ para oferecer testes rápidos de HIV, Sífilis, e Hepatites B e C. “Há uma grande procura e nós faremos em torno de 100 testes. Essa é uma oportunidade que as pessoas têm de saber sua situação de saúde, pois os resultados saem em 20 minutos. Se der positivo para HIV, a pessoa é encaminhada ao Cemar. Se der positivo para Sífilis ou Hepatite, o encaminhamento é para unidade básica de saúde ou para o Hospital Universitário”, conta o médico Almir Santana.

Verônica fala do Dia C

A Cooperativa Mista Agrícola de Estância (Coopame) também participou do evento e levou aos participantes detalhes do trabalho desenvolvido no interior do estado. “Estamos aqui junto a outras cooperativas para mostrar nosso papel junto à sociedade. A Coopame, com uma cooperativa agrícola, veio para mostrar suas produções e sua história de 50 anos de vida”, conta José Francisco do Nascimento, presidente da coopetativa.

Quem passou pelo Centro da Cidade aprovou a iniciativa. Foi o caso do servidor público. Edvelton de Souza. “O nosso Brasil está precisando de atitudes com essa. Aqui pude conhecer as cooperativas e ainda ganhei um corte de cabelo. Foi ótimo e o atendimento nota 10”, opina.

Atividades

Durante o Dia C, o público teve acesso a testes de glicemia e DSTs, aferição de pressão, orientações sobre o câncer de boca, distribuição de escovas de dentes e informações sobre como realizar a escovação. O evento também disponibilizou aos cidadãos cortes de cabelo, dicas sobre como evitar o desperdício de energia, informações sobre os benefícios dos alimentos orgânicos e ações de educação ambiental, com a distribuição de mudas e sementes. Além dos serviços, ocorreram atividades culturais, com a apresentação de quadrilhas juninas, trio de forró pé de serra e grupos de dança.

Almir Santana fala dos serviços da Unidade Móvel

Edvelton de Souza cortou o cabelo

José Francisco da Coopame

Evento ocorreu ao longo da manhã

Dia de Cooperar

O Dia de Cooperar é uma iniciativa das cooperativas brasileiras e consiste na promoção e estímulo à realização de ações voluntárias diversificadas e simultâneas nos estados onde a campanha ocorre.

O Dia C surgiu da necessidade de colocar o potencial cooperativista e a Responsabilidade Social a serviço do próximo. A campanha começou a ser desenvolvida em 2009, no estado de Minas Gerais, e desde 2015 é realizada em todos os estados da federação.

Além do SESCOOP/SE, participam do Dia do Cooperar a Unimed Sergipe, Cooprovense, Cooperdonto, Coopame, Coopermult, Sicoob, Sicredi, Uniodonto, Mantec, Coopaneste, Cercos, Senac, GAAC, AMO, Secretaria de Estado da Saúde e ONG Centro da Terra.

Por Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais