Dia de campo sobre a pimenta malagueta

0

Estimular o cultivo da pimenta malagueta entre os produtores rurais de Lagarto e municípios circunvizinhos, esse é o principal objetivo do Dia de Campo da Pimenta Malagueta. O seminário acontece nesta sexta-feira, 9, nos turnos da manhã e da tarde, com entrada gratuita.

 

No período da manhã o evento será realizado no Auditório da Faculdade José Augusto Vieira, em Lagarto. Já à tarde as atividades serão realizadas no Perímetro Irrigado do Piauí, no povoado Brejo, também em Lagarto. Lá os participantes terão acesso a orientações práticas sobre o cultivo da malagueta.

 

A primeira palestra do dia será sobre o ‘Manejo da cultura da pimenta malagueta’, com Maria Urbana Corrêa Nunes, doutora em produção vegetal. Na seqüência Ivênio Rubens de Oliveira, doutor em entomologia, irá falar sobre ‘Pragas da pimenta malagueta e medidas de controle’. A terceira e última palestra da manhã será sobre ‘Doenças da pimenta malagueta e medidas de controle’, proferida pela doutora em fitopatologia Luzia Nilda Tabosa Andrade. Todas as palestras abrirão espaço para os participantes fazerem perguntas e tirarem as dúvidas.

 

À tarde, a partir das 14h, acontece uma prática de campo numa propriedade de um agricultor do município de lagarto. O dia de campo é uma ação da Maratá, que possui uma fábrica de condimentos e assume a responsabilidade de comprar toda a produção da região.

 

São parceiros dessa ação o Sebrae, Dehidro, Embrapa, Secretaria de Estado da Agricultura. Informações na Dehidro, telefone (0xx79) 3636-2004, ou com os técnicos Luciano, telefone (0xx79) 9199-7701 ou Marcos, telefone (0xx79) 8816-6220.

Comentários