Dia de Finados não terá missas nos cemitérios de Aracaju

A orientação é buscar ir em outros dias da semana para o cemitério e não necessariamente no dia 2.(Foto: Portal Infonet)

Como um dos efeitos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o Dia de Finados não terá as tradicionais celebrações das missas nos cemitérios da capital. A informação foi confirmada nesta segunda-feira, 26, pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). O objetivo é evitar aglomerações, sobretudo para as pessoas que são do grupo de risco da doença.

Ainda segundo a Emsurb, a orientação é buscar ir em outros dias da semana para o cemitério e não necessariamente no dia 2 de novembro. A empresa disse ainda que a suspensão das missas foi anunciada pela Arquidiocese de Aracaju.

Em comunicado, a Cúria informou que embora as missas nos cemitérios estejam suspensas, continuam as celebrações nas igrejas com os mesmos cuidados que já vêm ocorrendo, atendendo os protocolos das autoridades de saúde do estado.

“Excepcionalmente neste ano não é conveniente celebrações das santas missas nos cemitérios no Dia de Finados. Aviso aos sacerdotes, entretanto, que não se eximam de que, naquela data litúrgica, nas igrejas matrizes e nas capelas que não estejam integradas aos cemitérios, haja fácil oportunidade de participação dos fiéis pela quantidade apropriada de celebrações eucarísticas, de acordo com a demanda pastoral de cada realidade”, informou o Arcebispo Metropolitano de Aracaju, Dom João José Costa.

por João Paulo Schneider 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais