Dia do Gari: trabalho árduo garante limpeza

0
(Foto: Ana Licia Menezes)

Acordar cedo, deixar família em casa e receber todos os dias a missão de restaurar uma cidade é um desafio diário que os servidores de limpeza urbana da Prefeitura de Aracaju aceitaram e encaram com muita coragem e disposição. Por isso, o Dia do Gari, 16 de maio, merece ser comemorado com uma homenagem a mais.

Cada trabalhador tem uma história especial em suas vidas. Com Edenilson dos Santos, de 34 anos, e Rose Lúcia Silva, 37, não é diferente. "A gente acorda, pega o ônibus que leva a gente para trabalhar e é muito divertido, encontramos os nossos colegas e vamos cantando no transporte, sabemos que o trabalho vai ser pesado, mas temos muita animação", descreve Edenilson, pai de três filhos e gari há um mês na empresa.

Diferente dele, a margarida Rose tem quatro meses de empresa. "O lugar onde eu trabalhava faliu, então um amigo meu me indicou para trabalhar aqui. Assim como meus colegas, eu trabalho com limpeza de rua e eu gosto de trabalhar com isso. Sou casada, tenho três filhos, uma delas bem pequenininha, e eu consigo cuidar deles com meu trabalho", apresenta-se.

O trabalho é quase invisível, um trabalho de formiguinha, porém muito importante para Aracaju, e os garis e margaridas da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), reconhecem a importância disso. Não é só varrer, não é só tirar o lixo, o trabalho de limpeza do município é de restauração.  "Nós estamos mudando a cara da cidade todos os dias. São ruas e ruas, bairros e bairros, fazendo a limpeza da cidade, tirando o lixo, fazendo a capinagem, a pintura, todos unidos. E aí a cidade fica linda. É um trabalho muito bonito. O que nós fazemos é também cidadania", orgulha-se Edenilson.

A Emsurb conta hoje com 1.013 servidores de limpeza urbana, distribuídos entre as equipes de coleta domiciliar, limpeza urbana, paisagismo e podação. Desse total, 20% são mulheres. Na equipe da Rose, ela é a única mulher e trabalha como todos os outros. "É bom trabalhar com vários homens, pelo menos não tem disputa aqui com o meu lugar de margarida", brinca. "Meus colegas me respeitam bastante, tenho uma boa relação com meu coordenador e com meu fiscal que é uma pessoa maravilhosa", comenta satisfeita.

Para a Prefeitura, muita satisfação com o serviço. "As pessoas já se acostumaram com a qualidade do serviço, os turistas elogiam. É um dos servidores mais importantes que temos dentro da municipalidade porque é quem cuida da limpeza e meio ambiente. Limpando a cidade evitamos a proliferação da dengue e outros vetores transmissores de doenças como ratos, baratas e mosquitos. Cada dia mais, a gente busca melhorar a qualidade de trabalho deles, a Emsurb tem feito isso, a Prefeitura tem buscado junto às empresas trabalhar a segurança e qualidade de vida desse servidor", comenta Roberto Gomes, gerente de limpeza da Emsurb.

A Empresa oferece cursos profissionalizantes, palestras, segurança no trabalho e agora tem estudado pontos específicos para que o profissional possa se alimentar e atender as necessidades fisiológicas com mais qualidade. "Eles trabalham na rua o tempo todo, então nós vamos melhorar isso também. Estamos planejando a melhor forma para atender a todas as equipes", revela o gerente.

Mesmo com o esforço físico e as dificuldades, o gari Edenilson e a margarida Rose contam que no fim das contas o reconhecimento é muito melhor. "As pessoas gostam da gente, gostam do nosso trabalho. Eles dão água, as vezes uma fruta ou um lanche, um biscoito. Por isso a gente vem com energia positiva.", conta o gari. "Eu gosto trabalhar como gari. Eu sei que meu trabalho é muito importante", completa a margarida.

Por isso, a Prefeitura de Aracaju parabeniza e valoriza a luta diária de cada personagem da história da beleza de Aracaju e trabalha para fazer jus aos agradecimentos de garis, como Edenilson: "Hoje é dia de bênção, é dia de vitória".

Fonte: Assessoria de Comunicação

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais