Dia em Defesa do Velho Chico será celebrado em SE

Atividades acontecem em Propriá (SE) e Penedo (AL) no dia 3 (Foto: arquivo Portal Infonet)

O Baixo São Francisco já tem sua programação definida para marcar o Dia Nacional em Defesa do Velho Chico, no próximo dia 3 de junho. Uma reunião entre o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, o secretário executivo do colegiado, Maciel Oliveira, e o coordenador da Câmara Consultiva Regional (CCR) do Baixo, Melchior Nascimento, na manhã desta quinta-feira (28.05) definiu que serão desenvolvidas atividades nos estados de Alagoas e Sergipe.

Em Penedo (AL), haverá ato público a partir das 9h, na praça Clementino do Monte. De acordo com o secretário-executivo do Comitê, Maciel Oliveira, a sociedade em geral está sendo convidada a participar, juntamente com as escolas do município. Também haverá apresentações culturais de povos indígenas, quilombolas e grupos de capoeira. “As escolas municipais deverão suspender as aulas para contribuir no engajamento dos alunos na programação”, adianta Oliveira.

Após a programação cultural, a população sairá em caminhada até a margem do Velho Chico. “Esse é um dia que marca uma mobilização nacional e o objetivo é conscientizar, chamar a atenção para os problemas do rio e estimular o debate com vistas a construção de uma agenda de recuperação hidroambiental em torno do Velho Chico”, explica o presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, que também estará presente nas atividades desenvolvidas na região do Baixo São Francisco.

Durante uma semana, acontece exposição na Praça Marechal Deodoro, intitulada “Os Chicos”. Nela, serão mostrados personagens cujos nomes foram escolhidos pelos pais para homenagear o São Francisco e a ligação deles com o rio. “É uma exposição muito bonita e envolvente. Vale a pena prestigiar”, indica o coordenador da CCR, Melchior Carlos do Nascimento.

Ainda no dia 3, em Propriá (SE), será realizada no auditório da Faculdade Unit, o seminário de encerramento dos Planos Municipais de Saneamento Básico, a partir das 15h. Para esta atividade, o Comitê conta com a parceria do Instituto Gesóis. Será o momento de entrega dos planos de saneamento de sete municípios: Telha, Propriá e Ilha das Flores, do lado sergipano, bem como Igreja Nova, Traipu, Belo Monte e Feira Grande, do lado alagoano. Em Propriá também será realizada a exposição “Os Chicos”.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais