Ecopontos de Aracaju: saiba onde estão e como usá-los

Aracaju conta atualmente com quatro ecopontos espalhados pela cidade (Foto: Felipe Goettenauer)

Com o intuito de reduzir o descarte inadequado de lixo, Aracaju tem colocado pela cidade alguns ecopontos a serviço dos moradores da capital. Estes pontos de coleta seletiva servem para que se depositem pequenas quantidades de lixo gerados nos lares, tendo um descarte de forma consciente. Ao todo, quatro ecopontos estão espalhados pela cidade para o recolhimento dos resíduos.

Segundo o diretor de operações da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Bruno Moraes, existem diversos tipos de resíduos que podem ser descartados nos ecopontos. “Móveis velhos, embalagens, equipamentos eletrônicos, restos de materiais de construção de até 1m³. Tudo isso pode ser encaminhado para que a gente reencaminhe para a cooperativa. E lá eles dão uma destinação final a esse produto. Seja por venda ou reaproveitamento”, explica.

Além de ter a opção de descartar nos ecopontos, os cidadãos aracajuanos também podem contar com outras formas de realizar o descarte. “Nós também temos o serviço do ‘Cata-treco’, que passa de acordo com a programação recolhendo bairro a bairro. Fora do horário do ecoponto, nós também realizamos pré-agendamentos, em que as pessoas ligam pra lá, para que possamos nos programar e realizar o atendimento”, destaca Bruno.

Funcionamento

Enquanto outros ecopontos ainda não foram instalados em Aracaju, o recolhimento tem sido feito gratuitamente nos pontos do 17 de Março, Santos Dumont, Bairro Industrial e Coroa do Meio no horário de 7h às 12h e de 13h às 17h. De acordo com Bruno, outros ecopontos ainda devem ser construídos futuramente. “A pretensão é que saiam mais seis licitados e até o final do ano que tenhamos mais alguns construídos”, completa.

Ecopontos de Aracaju

Coroa do Meio: Rua Jornalista João Batista Santana, s/nº;

Bairro Industrial: Rua Julieta Pereira Alves, esquina com a avenida Confiança, no bairro Industrial, s/nº;

Santos Dumont: Rua Jane Bonfim, s/nº;

17 de Março: Rua Vereador Manuel Nunes Rezende, s/nº.

Por Milton Filho e Aisla Vasconcelos

 

 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais