Educandos do Mídia Jovem representam SE no encerramento das Atividades do projeto INOV&scola

Jhonatan e Paloma (Foto: Seed)

Nos próximos dias 6, 7 e 8 de dezembro, os educandos Jhonatan Santos da Silva, 15, e Paloma Santos, 17, inseridos no projeto Mídia Jovem, representarão Sergipe no Encontro de Encerramento das Atividades do projeto INOV&scola e no Encontro Observatório de Boas Práticas e Projetos Inovadores em Direitos da Criança e do Adolescente, promovidos pelo projeto Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Cidadania (IIDAC) juntamente com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). 

O INOV&scola faz parte do Projeto Voz dos Adolescentes que tem o intuito de estimular a participação dos estudantes do Ensino Médio na reformulação desta etapa escolar. O encontro, que contará com a presença de dois adolescentes de cada um dos estados por onde percorreu o INOV&scola (RJ, SP, SE e PA), marcará o encerramento de um ciclo de oficinas onde o tema da inovação no Ensino Médio foi discutido e transformado em pauta para elaboração de propostas e ações pelos adolescentes participantes. As propostas levantadas nos debates regionais serão discutidas com representantes dos órgãos responsáveis pelo sistema de educação durante o encontro.

Em Aracaju, a oficina aconteceu no dia 13 de setembro e contou com a participação de nove estudantes do Centro Educacional Vitória de Santa Maria e também educandos do Projeto Mídia Jovem, dentre eles, Paloma e Jonathan. Na ocasião, os adolescentes expressaram as problemáticas existentes no ensino ao qual têm acesso e seus anseios para uma melhor qualidade para a educação no país, e em especial no local onde moram, apontando uma nova perspectiva de transformação do ensino. 

Paralelamente a este encontro, acontecerá o Observatório de Boas Práticas e Projetos Inovadores em Direitos da Criança e do Adolescente. O evento é uma iniciativa da Subsecretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SNPDCA/SDH) em parceria com o IIDAC e tem por objetivo reunir e compartilhar as principais experiências realizadas no marco referencial da Agenda Social Criança e Adolescente, desenvolvidas com recursos da SNPDCA/SDH e do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), no período entre 2007 e 2010. Durante o encontro serão realizadas diversas atividades de capacitação e integração de experiências com os adolescentes participantes, vindos das diversas regiões brasileiras.

Voz dos Adolescentes 
O projeto é fruto da parceria entre o IIDAC e o Fundo das Nações Unidas para a infância – UNICEF. O Voz promove o incentivo ao protagonismo juvenil e a participação cidadã dos adolescentes. A iniciativa é dedicada a interagir e promover as garantias previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) em todo o Brasil. No marco desta cooperação o Voz dos Adolescentes prevê a contribuição para o processo de inovação do Ensino médio aplicado atualmente no país.

Mídia Jovem 
Baseado na metodologia da Educomunicação, o projeto tem como principal objetivo instrumentalizar adolescentes e jovens de comunidades sergipanas de baixa renda para o uso responsável da mídia, de modo a promover o estímulo à participação social, à leitura crítica dos meios de comunicação e, consequentemente, o exercício da cidadania. Para isso, os meninos e meninas têm acesso a conhecimentos técnicos na área de comunicação através da realização de oficinas de mídia impressa, rádio, fotografia, vídeo e web a fim de que sejam preparados para elaborar e disseminar mídias alternativas comprometidas com a ética, qualidade da informação e interesse público.

Na segunda edição do Mídia Jovem estão participando adolescentes e jovens com idade entre 15 e 24 anos, que estudem ou tenham estudado na rede pública de ensino. As quatro turmas estão distribuídas entre as comunidades do Bairro Santa Maria e Coqueiral, em Aracaju, e nos municípios de Laranjeiras e São Cristóvão. 

Fonte : Instituto Recriando

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais