Em Aracaju, fórum discutirá transporte e trânsito

Nos dias 26 e 27 de março Aracaju vai sediar a Reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Transporte Urbano e Trânsito, evento que está em sua 68ª edição. Projetos de estrutura de transporte e trânsito das capitais que serão sedes ou sub-sedes da Copa do Mundo de 2014 devem centralizar as discussões.

O evento ocorrerá pela segunda vez na capital sergipana e o secretário Bosco Mendonça, vice-presidente do conselho diretor da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANPT), que organiza o evento, acredita na sua estabilidade no cargo como principal aliada à escolha.

“Esse é um ano com muitos novos gestores do transporte, e a ANPT opta por um estado onde o secretário esteja há mais tempo”, fala. No fórum, Bosco coordenará as discussões sobre o PAC da mobilidade, que deve ter a ministra Dilma Roussef e o secretário Nacional de Transporte e Mobilidade Urbana, Luiz Carlos Bueno, sentados à mesa.

Debates

Edições anteriores do evento já consagraram vitórias ao trabalhador, como o vale-transporte, e aos administradores públicos, como o repasse da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide). Em 2009 os secretários e dirigentes

devem debater, além da Copa 2014, medidas que melhorem a mobilidade urbana.

Uma das que beneficiariam Aracaju seria a criação de corredores destinados aos coletivos, que melhoraria o fluxo com faixas especiais aos ônibus. “Há também o semáforo inteligente, que prioriza o transporte público e, quando abranger toda uma cidade pode fazer com que um veículo que cumpre o percurso 10 vezes por dia faça 12”, explica.

Gratuidade

A questão da gratuidade nas passagens também será posta em xeque na ocasião. Afinal, quem deve arcar com os custos? “Quem deve pagar a gratuidade é quem cria a gratuidade. Se é o Governo que a institui, ele que pague”, responde Mendonça. Um balanço dos efeitos da Lei Seca também deve ser destrinchado no fórum.

Além de Bosco Mendonça, Dilma Roussef e Luiz Carlos Bueno, comparecerão à solenidade o governador de Sergipe, Marcelo Déda, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, o deputado federal Hugo Leal e demais autoridades. A Reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Transporte Urbano e Trânsito acontecerá no hotel Real Classic, orla de Atalaia.    

Por Glauco Vinícius e Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais