Embaixador Samuel Pinheiro estará em Aracaju nessa quinta-feira

O Sindicato dos Engenheiros do Estado de Sergipe – Senge-SE – juntamente com a Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros – Fisenge – realiza nessa quinta-feira, dia 11, às 20 horas, no auditório do Espaço Sebrae, a palestra “Alca – Área de Livre Comércio das Américas”, com o embaixador Samuel Pinheiro Guimarães. O evento faz parte da programação do VI Consenge – Congresso Nacional dos Sindicatos e Engenheiros, que acontece em Aracaju, de 8 a 12 de junho desse ano. “O principal objetivo desse debate é discutir se o acordo de livre comércio das Américas é positivo ou não para o Brasil. Quais as implicações da Alca para o Brasil? Será que esse acordo está criando barreiras para os produtos que o Brasil tem de forte – soja, milho, dentre outros? Não podemos disputa com a tecnologia de ponta dos Estados Unidos, mas podemos competir na área de agricultura, com a exportação de grãos. Qual seriam os modelos adotados nesse acordo? Além disso, sabe-se que o Brasil tem hegemonia na América do Sul e que tem uma prestação de serviço muito organizada. Abrindo toda nossa área, quebraria essa relação? Onde ficariam então os produtos e serviços apresentados pelo Brasil? E as questões ambientais? Essa também é uma discussão fundamental, basta lembrar da época do Nafta – entre Canadá, Estado Unidos e México – quando foram locadas áreas para depósito de lixo industrial”, afirma Gilson Néri, presidente do Senge-SE.
<b>SAMUEL PINHEIRO – </b> Mestre em Economia pela Boston University e Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, ele é professor da Escola de Políticas Públicas e Governo – EPPG/UFRJ – e do Curso de Mestrado em Direito da Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ. Além disso, é coordenador do Curso de Pós-Graduação em Comércio Exterior e Câmbio da Fundação Getúlio Vargas e já foi chefe do Departamento Econômico e Diretor do Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais do Itamaraty. Também foi Ministro-Conselheiro da Embaixada do Brasil em Paris e é autor do livro “Quinhentos Anos de Periferia”, da Contraponto – editora da UFRGS.
<b>DEBATE -</b> Temas como flexibilização do mercado de trabalho, mercado financeiro, concorrência livre, controle das patentes e royalties e investimentos livres de controle nacional são alguns dos assuntos a serem abordados no evento. O Espaço Sebrae, na capital sergipana, fica na Rua José Olino de Lima Neto, S/N, Bairro América, ao lado da Petrobras. Maiores informações pelo telefone (0xx79) 259-3013 ou via e-mail:<font color="#0000FF">sengese@infonet.com.br</font>.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais