Embrapa realiza treinamento em Alagoas

As técnicas de nutrição, plantio e informações de combate às pragas e doenças da bananeira serão alguns dos temas abordados no “Primeiro Módulo de Treinamento de Agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural do Litoral Norte de Alagoas: Nutrição, Adubação e Fitossanidades da Bananeira”. O evento acontece entre 9 e 11 de novembro, em Maragogi (AL). Trinta e quatro agentes participam do evento.

O curso faz parte do projeto “Disponibilização e Apropriação de Tecnologias para Agricultores Familiares em Assentamentos de Reforma Agrária do Litoral Norte de Alagoas” coordenado pela pesquisadora Tâmara Gomes da Unidade de Execução de Pesquisa de Rio Largo vinculada à Embrapa Tabuleiros Costeiros de Aracaju. As atividades serão ministradas por quatro pesquisadores da Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas – BA).

 

Segundo Tâmara, o trabalho com os agentes é importante para dar suporte aos 39 agricultores “multiplicadores” que foram escolhidos pela comunidade de 16 assentamentos da região. Em outubro, eles passaram por um treinamento nas áreas de cultivo com o técnico da Embrapa Mandioca e Fruticultura Domingos Souza Ramos.

 

Tâmara disse ainda que a filosofia do trabalho é repassar as tecnologias e processos aos agricultores para que eles sejam multiplicadores. Para possibilitar as aulas práticas, que acontecerão ao longo do desenvolvimento do projeto, foram implantadas quatro unidades de treinamento que contemplam as áreas dos assentamentos.

 

A intenção é formar agricultores multiplicadores que se tornem referência para as 1.178 famílias dos 16 assentamentos, que estão em uma área de cerca de 10 mil hectares. O projeto, que também contemplará a cultura do coco, é desenvolvido pela Embrapa Tabuleiros Costeiros, Embrapa Mandioca e Fruticultura – unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – em parceria com outras entidades e com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais