Emdagro inicia campanha de vacinação

vacinação é obrigatória

A Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) iniciou domingo campanha de vacinação contra a febre aftosa, na perspectiva de vacinar 1,074 milhão de animais, entre bovinos e bubalinos, medida que busca garantir a Sergipe oStatus de Área Livre da Febre Aftosa. Neste mês será realizada a primeira fase e em novembro, a Emdagro realiza a segunda fase da vacinação.

A campanha integra o calendário nacional estabelecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para a região Nordeste. Segundo dados do Setor de Defesa Agropecuária da Emdagro, na segunda fase da campanha, ocorrida em novembro do ano passado, foram vacinados 1.045 mi de bovinos, atingindo assim uma cobertura de 98%. A Emdagro mobilizará o Ministério Público para desencadear ação com vista a intimar os 2% dos criadores que deixaram de vacinar o gado para adotar os procedimentos necessários.

Dados da Emdagro indicam que, por possuir o maior índice de bovinos vacinados no Norte e Nordeste desde 2007, Sergipe vem se destacando no cenário nacional ao completar 16 anos sem ocorrência da febre aftosa. “Esses dezesseis anos sem febre aftosa são em decorrência de um trabalho do Governo do Estado, através da Emdagro, que optou pelo controle e erradicação da doença em Sergipe, e essa condição nos rendeu desde 2001 a Certificação Internacional de Área Livre da Febre Aftosa, reconhecida pela Organização Internacional de Saúde Animal (OIE)”, diz a diretora de Defesa Animal e Vegetal da Emdagro, Salete Dezem.

Sanções

Segundo a diretora da Emdagro, as sanções previstas para aqueles que descumprirem a lei e não vacinarem seus rebanhos são bem explícita. “Sem prejuízos das devidas ações judiciais, que vai além da apreensão dos animais até a possível prisão do proprietário, a lei ainda impõe ainda a aplicação de multas. Essas multas são estipuladas em comum acordo entre o Ministério Público e a Emdagro e que produtor deverá pagar, além dos R$ 4,00 por animal não vacinado, as despesas do procedimento judicial", explica.

A diretora informa que a Emdagro não deixará de aplicar a legislação para penalizar aqueles que deixarem de vacinar o gado. "Nós não vamos nos furtar em aplicar as sanções previstas em lei. Por conta disso, é que mantemos um excelente relacionamento com o Ministério Público que, nesses casos, atua convocando os faltosos submetendo-os ao cumprimento das determinações legais”, comenta Dezem.

A Emdagro orienta os criadores a adquirem as vacinas em casas comercias do ramo. Após a aplicação, o criador deverá se dirigir aos escritórios da Emdagro mais próximo da propriedade para fazer as devidas declarações.

O que é a febre aftosa

A febre aftosa é uma doença que acomete os animais de casco bipartido, tais como bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos e suínos. Seus sintomas são febre alta; surgimento de feridas nas patas, tetas e na boca; passam a babar mais por causa das aftas (que são feridas na boca) e vão ficando cada vez mais magros e fracos.

A contaminação é feita através do contato de um animal doente com outro sadio, da forma de transportar em veículos que não foram desinfetados, pelos objetos das pessoas que tratam dos animais doentes, pelas fezes, urinas, dos alimentos provenientes de animais infectados e, também, pelo ar e pela água.

Quando o animal é infectado, as produções de leite e carne diminuem; as fêmeas começam a abortar filhotes e os bezerros correm risco de morrer; os criadores ficam impedidos de comercializar os animais. Consequentemente, os alimentos derivados do leite e do animal doente colocam em risco a saúde das pessoas.

Por isso, alguns cuidados devem ser observados para se evitar a doença:

– sempre necessário adquirir animais de boa procedência, exigindo a Guia de Trânsito de Animais (GTA)

– o animal deve ser vacinado duas vezes por ano (nos meses de maio e novembro) a partir do seu nascimento

– a vacina deve ser aplicada por pessoal treinado

– declarar ao Escritório da Emdagro a efetiva vacinação dos animais no mês de campanha.

Com informações da Assessoria Comunicação da Emdagro 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais