Encontro nacional de Jornalismo acontece nesta quinta em Aracaju

O 5° Encontro Nacional dos Pesquisadores em Jornalismo terá início nesta quinta-feira, 15, às 19h, no Centro de Convenções de Sergipe. O evento, que irá reunir pesquisadores de todo o Brasil, é considerado o principal fórum para apresentação das pesquisas neste campo.

A cerimônia de abertura contará com a palestra de um dos maiores teóricos da atualidade, Maxwell McCombs, professor da Universidade do Texas, que estará pela primeira vez no Brasil. Ele abordará o tema “Metodologias de pesquisa em jornalismo”. A programação prossegue na sexta e sábado, com palestras e apresentações de trabalhos no campus da UFS, em São Cristóvão. 

Para o organizador local do evento, o professor Carlos Eduardo Franciscato, essa é uma grande oportunidade para se discutir o desempenho das atividades jornalísticas baseado em critérios científicos. “A pesquisa em jornalismo é importante porque oferece métodos de se desempenhar a atividade da melhor forma possível. A ciência apresenta critérios como verdade, correção, objetividade e pluralidade, que são fundamentais para a criação de uma base que fortaleça a profissão”, destaca Franciscato.

Sobre o encontro

O Encontro Nacional dos Pesquisadores em Jornalismo constitui o principal congresso para apresentação das pesquisas neste campo realizadas nos programas de pós-graduação e pelos pesquisadores das universidades brasileiras. Promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), fundada durante o congresso de Brasília em 2003, com a presença de 130 pesquisadores, o encontro congrega especialistas de diferentes campos do conhecimento que têm o Jornalismo como objeto de pesquisa. A SBPJor conta hoje com 300 associados – sendo 140 doutores, de 23 estados brasileiros, Estados Unidos, França e Portugal.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais