Eneagrama ganha espaço entre os sergipanos

0

André Prudente: “Eneagrama destaca essência e traços de personalidade” (Foto: Portal Infonet)
Apesar de ainda desconhecida para alguns sergipanos, a prática do Eneagrama [figura de nove pontos] que faz um mapa de consciência que ajuda as pessoas a se conhecer e entender as relações com os outras no âmbito pessoal e profissional, vem ganhando um número cada vez maior de adeptos.  Nos próximos dias 18 e 19 de março, acontece em Aracaju um workshop sobre o assunto e no período de 26 a 29 de maio, a capital sergipana sediará o V Congresso Brasileiro de Eneagrama.

O representante da Escola Sergipana de Eneagrama, o psicólogo e professor André Prudente é o pioneiro em ministrar cursos sobre o assunto. “O Eneagrama é uma figura de nove pontos, um mapa que vai descobrir nove aspectos da nossa essência e traços de personalidade. Todo ser humano tem em potencial esses nove traços, sendo um mais forte, o de personalidade, que influencia no modo como a gente vive a vida e como interage com o mundo e com as pessoas”, ressalta.

Ele destacou que, como cada traço tem características diferenciadas, vai ajudar a e entender o comportamento das pessoas e como viver melhor com as diferenças e semelhanças. “É o conhecimento da sua personalidade e a dos outros com quem convive, entendendo como cada um se comporta. Nenhum traço é melhor do que o outro e todos possuem a sua qualidade”, diz.

Indagado pela reportagem do Portal Infonet como as pessoas podem identificar esses nove traços, André Prudente explicou que somente participando dos cursos ministrados por pessoas das maias variadas áreas do conhecimento, especializadas no assunto. “É por meio dos cursos que as pessoas aprendem a conhecer os traços e desenvolver o lado positivo, minimizando os efeitos negativos, os que atrapalham”.

Áreas

André Prudente informou ainda que o Eneagrama é aplicado em mais de 30 países do mundo desde 1995 por meio do IEA,chegando ao Brasil em 2006 pelo IEA Brasil [Associação Brasileira de Eneagrama]. De lá pra cá, vem sendo aplicado com sucesso em escolas, organizações, empresas. “São áreas de auto-desenvolvimento, espiritismo, gestão empresarial, educação de crianças e jovens”.

Workshop

O workshop acontecerá nos dias 18 e 19 de março na Sala de Treinamento do Hospital São Lucas. Para participar as pessoas devem entrar em contato pelo e-mail: andreprudente@gmail,com ou pelos telefones (79) 3041-2567/3224-2235. Já para participar do V Congresso Brasileiro de Eneagrama, os interessados podem acessar o site.

“O Congresso vai reunir palestrantes e participantes do Brasil e do exterior. Os dois últimos foram realizados em Fortaleza e o diferencial é a realização de 20 oficinas sociais que irão mostrar o desenvolvimento de Eneagrama a comunidade e ONGs que trabalham com a infância em Sergipe. Além das oficinas, teremos um parque de Eaneagrama voltado para crianças em situação de vunerabilidade social, que será na Sementeira”, enfatiza.

Por Aldaci Souza

 

Comentários