Energisa tem campanha de prevenção de acidentes

Chama atenção colisões de veículos e de pipas enroscadas em postes (Foto: Ilustrativa/Arquivo Infonet)

A Energisa Sergipe lançou nesta uma campanha publicitária para orientar a população sobre a prevenção de acidentes elétricos. Composta de filmes para televisão, spots de rádio, anúncios em jornais de grande circulação, cartazes, folders e posts em redes sociais, a campanha mostra os riscos e perigos que envolvem o uso da energia elétrica na construção civil, em acidentes com postes que deixam fios energizados espalhados pelo chão, poda de árvore feita por pessoas despreparadas para o trabalho e o uso de máquinas agrícolas perto da rede elétrica. Os temas foram escolhidos por serem recordistas nas estatísticas de acidentes elétricos no país.

Com o apelo “Proteja-se de acidentes elétricos. Todo cuidado é pouco, pois tem sempre alguém esperando você voltar”, a distribuidora espera sensibilizar a população para a importância da atenção na hora de realizar qualquer trabalho, principalmente quando envolver a eletricidade.

Riscos de Choque Elétrico

O número de colisões de veículos com postes e de pipas enroscadas na rede elétrica chamam bastante a atenção. A média de colisões dos últimos três anos é de 340 abalroamentos na área de concessão, perfazendo 63 municípios. Esses acidentes provocam uma série de transtornos, tais como interrupção no fornecimento, lentidão no trânsito e risco de acidentes com cabos partidos.

As pipas não ficam para trás. Só no ano passado, foram 240 interrupções no fornecimento, deixando uma média de 200 mil clientes sem energia. Sem contar que o risco de choque elétrico tem aumentado devido ao fato das crianças e adolescentes soltarem pipas usando cerol com pó de ferro, transformando a linha em um verdadeiro condutor de energia.

A última estatística feita pela Fundação COGE dos registros de acidentes elétricos com a população, foi em 2013. “Quanto mais conhecimento e atenção as pessoas tiverem com energia elétrica, menos acidentes vamos ter”, alerta o engenheiro de Segurança da Energisa Willemon Madureira.

Números em SE

Em Sergipe, foram registrados nos últimos cinco anos 33 acidentes com a população envolvendo energia elétrica, sendo que os sinistros envolvendo veículos e construção civil estiveram em destaque. A ligação clandestina de energia também é um outro vetor de acidentes elétricos.

Colaboradores

Os colaboradores da Energisa também são alvo de uma ampla campanha de orientação de hábitos seguros ao volante da frota da empresa. Com o mote “Motorista nota 10”, os trabalhadores são estimulados a cumprir a legislação de trânsito e a adotar atitudes que previnam acidentes. A campanha vai ser desenvolvida até o final deste ano. “Nosso objetivo é acidente zero em todas as frentes de trabalho da empresa”, informa Willemon.

Fonte: Ascom Energisa

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais