Estado quer inserir SE como destino no turismo religioso

Praça São Francisco, com vista da igreja e convento, em São Cristóvão (Foto: Marcelle Cristinne/ASN)

De acordo com o Ministério do Turismo (MTUR), o turismo religioso movimenta em torno de R$ 15 bilhões anualmente, o que representa uma importante receita, principalmente em tempos de crise. De olho nesse potencial, a secretaria de Estado do Turismo (Setur) empenha esforços para fixar Sergipe como destino religioso no Brasil.

Neste fim de semana, uma equipe da secretaria de Estado do Turismo participou da ExpoCatólica, no Expo Center Norte, em São Paulo. A ExpoCatólica é considerada a principal feira de negócios do segmento católico no país e a segunda maior e mais importante do mundo. É uma vitrine que tem o objetivo de promover o turismo religioso, além do mercado de livros e artigos religiosos, da música católica e da própria Igreja.

De acordo com o secretário de Estado do Turismo, Fábio Henrique, o ramo representa um novo mercado para Sergipe, oportuno à geração de emprego e renda. “O estado possui monumentos a serem explorados, igrejas tombadas e contexto histórico. Temos belos prédios que fazem parte da história religiosa do Brasil, nas cidades de São Cristóvão e Laranjeiras; temos também o Monte Carmelo e seu contexto, em Carmópolis. Sem esquecer a gruta que a Irmã Dulce costumava rezar, em São Cristóvão”, lembrou o secretário.

Catedral

No dia 20 de maio, o secretário Fábio Henrique esteve em Campinas/SP, na Operadora Catedral, para conversar sobre a inclusão de Sergipe no destino da agência. Em conversa com o diretor da Catedral, Claudemir Carvalho, o estado tem condições de ser inserido na rota dos turistas portugueses e italianos, que escolhem o Nordeste para conhecer a história das igrejas e suas influências nas comunidades. A Catedral é a maior operadora de turismo religioso do Brasil, e atua em roteiros nacionais e internacionais.

Pelo levantamento do Ministério do Turismo, os estados que possuem aspectos religiosos regionais e os transformaram em produtos turísticos, geram  fonte de desenvolvimento econômico e cultural para a comunidade local. O turismo religioso representa mais de 3% de toda a movimentação do turismo nacional. Dados do Sebrae revelam que esse segmento tem impulsionado economias locais e atraído pequenos negócios, além de movimentar setores da indústria, comércio, serviços e artesanato, gerando emprego e renda no país, e, tornando esse, um dos segmentos mais promissores do turismo nacional.

Diocese

Em março, o governo do Estado e a Arquidiocese se uniram com o foco na promoção do turismo religioso. “Além da participação da Igreja na história de Sergipe, temos belas igrejas em vários municípios”, destacou Dom João José Costa – arcebispo metropolitano de Aracaju.

Fonte: ASN

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais