Evento da OAB discute atuação da mulher na advocacia

Nos próximos dias 24 e 25 de março, a Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe (OAB/SE), por meio da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM), em parceria com a Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (CAASE) e com a Escola Superior de Advocacia (ESA) realiza a II Conferência Estadual da Mulher Advogada – Mulheres Advogadas: Superando Desafios. O evento acontece de forma virtual, com transmissão ao vivo através do canal da OAB no YouTube (www.youtube.com/oabse) e as inscrições serão on-line neste link, gratuitas e com certificação pela ESA.

A Conferência tem como objetivo levantar as discussões sobre a atuação da mulher na advocacia: seus desafios, suas dificuldades, os avanços e permanências. De acordo com a presidente da CDDM, Adélia Moreira Pessoa, é preciso buscar estratégias para acelerar a participação das mulheres em posições de tomada de decisão, tanto em órgãos eletivos como de nomeação, até que seja alcançada uma representação equânime de mulheres e homens, em todos os espaços de poder, dentro e fora da OAB.

Conforme Adélia Pessoa, a Ordem dos Advogados do Brasil tem papel relevante na luta pela efetivação dos direitos fundamentais, respeito às diversidades e eliminação de todas as formas de discriminação com vistas à promoção da equidade de gênero em suas interseccionalidades.

“O momento presente impõe que a OAB amplie a escuta das demandas das mulheres advogadas que representam mais da metade dos quadros da inscrição principal, na Seccional Sergipe, sendo maioria feminina expressiva até 25 anos. Assim, esta Conferência será um momento oportuno para fortalecer a advocacia feminina concretizando os ditames constitucionais do Estado Democrático de Direito”, afirmou.

Programação

A abertura da II Conferência Estadual da Mulher Advogada será às 14h do dia 24 e contará com a participação do presidente do Conselho Federal da OAB (CFOAB), Felipe Santa Cruz, do presidente da OAB/SE, Inácio Krauss, da presidente da CDDM, Adélia Moreira Pessoa, da presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (CAASE), Hermosa França, do diretor geral da ESA, Kleidson Nascimento e dos demais membros da Diretoria, da CAASE e da ESA.

Neste dia também haverá apresentação cultural e será concedida a Medalha Juçara Fernandes Leal de Mello, primeira comenda da OAB/SE com o nome de uma mulher, que foi recentemente criada pelo Conselho Seccional. Os homenageados com a honraria serão a família da professora Juçara Fernandes Leal de Mello e a conselheira federal e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, Adélia Moreira Pessoa.

O evento contará com oito painéis e uma roda de conversa.

Painéis do dia 24

O Painel 1, que será realizado no dia 24, às 15h, traz como tema “Participação da Mulher no Sistema OAB e na Advocacia” e tem como moderadores a vice-presidente da OAB/SE, Ana Lúcia Aguiar, e o secretário-geral da OAB/SE, Aurélio Belém. As palestrantes serão a conselheira federal da OAB/SE, Glícia Salmeron; a secretária-geral adjunta da OAB/SE, Andrea Leite; a presidente da CAASE, Hermosa França; e a conselheira federal Fernanda Marinela (AL).

Já o Painel 2, que acontecerá às 16h, terá como tema “Prerrogativas da Mulher Advogada sob a Perspectiva Interseccional. A moderadore é a presidente da Comissão LGBTQIA+ da OAB/SE, Môni Porto, e terá como palestrantes a membro consultora da Comissão Nacional da Mulher Advogada do CFOAB, Mariana Lopes (PR), a membro da Comissão de Acessibilidade e Direito da Pessoa com Deficiência da OAB/SE, Thialy Macêdo; a advogada e Mestra em Direito pela PUC-SP, Kamila Gouveia, e a integrante da Comissão da Diversidade Sexual da OAB/SP, Márcia Rocha.

O Painel 3, acontecerá às 17h, e abordará o tema “Carreira e Maternidade Prerrogativas da Advogada Gestante e Lactante”. As moderadoras serão a coordenadora do GT Saúde da Mulher da CDDM-OAB/SE, Andrea Karine Goes, e a conselheira seccional Gabriela Brasil. O painel terá como palestrantes a conselheira federal da OAB/DF e presidente de honra da Comissão Nacional da Jovem Advocacia do CFOAB, Daniela Teixeira; e a coordenadora do GT Mulher e Participação Política da CDDM-OAB/SE, Niully Campos.

No Painel 4, que acontecerá às 19h, o tema abordado será “Novas Gerações da Advocacia e o Olhar para as Mudanças do Século XXI, a Luz dos Princípios da Dignidade Humana e da Igualdade”. A moderação será do diretor-tesoureiro da OAB/SE, David Garcez, e as palestrantes serão a vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, Bruna Menezes; a presidente da Comissão Nacional da Advocacia Jovem do CFOAB e presidente da Comissão OAB Jovem do RJ, Amanda Magalhães; o presidente do Conselho Estadual da Jovem Advocacia da OAB/SE, Carlos Eduardo Pereira Siqueira, e a vice-presidente do Conselho Estadual da Jovem Advocacia da OAB/SE, Bárbara Toledo.

No Painel 5, que será realizado às 20h, terá como tema “Mulheres Advogadas na Preservação da Herança e do Patrimônio Cultural da Advocacia”. A moderação será realizada curadora do Patrimônio Histórico da OAB/SE, Manuella Vergne, e terá como palestrantes o ex-presidente da OAB/SE e da CFOAB, Cezar Britto, e a procuradora do Estado de Sergipe, Eugênia Freire.

Painéis do dia 25

A programação do dia 25, será aberta às 14h, com a Roda de Conversa que discutirá o tema “Desafios da Advocacia na Vivência da Mulher Advogada”. A moderação será da vice-presidente da CDDM, Bruna Menezes, e terá a participação da presidente da Comissão da Infância, Adolescência e Juventude da OAB/SE, Acácia Lelis; da advogada Fernanda Barreto (BA); da vice-presidente da OAB/SE, Ana Lúcia Aguiar; da membro da Comissão de Direito Penal e membro da Comissão da Criança e do Adolescente da OAB-PE, Maria Carvalho; da presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB/SE, Monalisa Dijean; da vice-presidente da CAASE, Susan Manuela Cruz; da conselheira seccional Izadora Brito; da vice-diretora da ESA, Silvana Farias; da integrante da Comissão da Infância, Adolescência e Juventude, Katia Lelis; e da integrante da CDDM, Vanessa Porto.

O Painel 6, será realizado às 16h. O tema a ser abordado será “Feminismo Negro e Advocacia”, tendo como moderadores o presidente da Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra da OAB/SE, Ilzver Matos; e a defensora pública de Sergipe, Carla Caroline Silva; como organizadoras a presidente da Comissão de Direito Urbanístico e Ambiental da OAB/SE, Robéria Silva; a presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB/SE, Monalisa Dijean; e a presidente da Comissão de Direito Médico e Saúde da OAB/SE, Clarissa Marques. A palestrante será a secretária da Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra da OAB/PI, Maria Sueli.

O Painel 7, será realizado às 17h, com a abordagem do tema “Construa uma Jornada de Sucesso na Advocacia: seja você a Protagonista da sua História”. Os moderadores serão a vice-presidente da OAB/SE, Ana Lúcia Aguiar; e o ex-presidente da OAB/SE, Henri Clay Andrade. As palestrantes serão a vice-presidenta da OAB/DF, Cristiane Damasceno; a conselheira federal da OAB/DF, Raquel Cândido; e a conselheira federal da OAB/SE, Tatiane Godhar. Na abertura do painel haverá o lançamento da Campanha Advocacia contra o Feminicídio.

O Painel 8, acontecerá às 19h, com a abordagem do tema “Empreendedorismo da Mulher Advogada”. O moderador será o presidente da Comissão Estadual de Gestão, Empreendedorismo e Inovação da OAB/SE, Thiago Noronha. As palestrantes serão a conselheira seccional e membro da Comissão Especial de Gestão, Empreendedorismo e Inovação, Isabelle Santiago; a presidenta da Comissão Nacional da Mulher Advogada da CFOAB, Daniela Borges; e a presidente da Comissão Especial de Gestão, Empreendedorismo e Inovação do Conselho Federal da OAB, Lara Selem.

O encerramento do evento acontecerá às 20h e será realizado pela Diretoria da OAB/SE.

Fonte: OAB/SE
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais