Experimento: técnica de palhaçaria aplicada à educação

Na semana passada, de 8 a 12 de abril, diversos professores da zona rural e dos assentamentos do município sergipano de Canindé do São Francisco, participaram de uma oficina com o Grupo Experimento em Dois Estados, que tem à frente – como empresário – o humorista Janjão. Uma verdadeira oficina de palhaçaria, malabarismo e técnica circense aplicada à educação, através da oficina “Onde está o seu palhaço?”. Segundo Janjão, foram desenvolvidas técnicas de improviso, percepção do ambiente, recreação, dentre outras que podem ser aproveitadas na área educativa. “Com a teoria de palhaçaria, por exemplo, a aula pode ficar mais divertida e sabe-se que o aprendizado é bem mais rápido assim. Na época de escola, já percebeu que as aulas com os professores mais divertidos eram muito mais agradáveis e despertavam maior interesse?”, diz Janjão, ressaltando que também foram trabalhadas áreas afins, como a reciclagem de papel. “Para as técnicas de malabarismo, utilizamos bolinhas de papel reciclado que foram confeccionadas na própria oficina”, diz ele. No encerramento do evento, o Experimento em Dois Estados fez grande apresentação às crianças carentes do município, com direito inclusive a lanche. “Foi um trabalho muito importante, pois sabemos que a tarefa de fazer rir – especialmente para o professor que tem, na maioria das vezes, uma rotina direcionada a um mesmo público – necessita da improvisação, da análise da realidade da criança, para só assim saber a melhor maneira de estimulá-la. Estamos muito felizes com esse trabalho e queremos levá-lo ao maior número possível de estados do Brasil”, diz ele.
<b>MEC -</b> “A oficina foi vista como algo pioneiro. Na ocasião existia uma equipe do MEC fazendo um documentário sobre a educação. O trabalho do Experimento em Dois Estados recebeu grande destaque pela equipe do MEC”, diz Janjão. Maiores informações sobre a oficina "Onde está o seu palhaço?", no site do <font color="#0000FF">Experimento em Dois Estados</font>.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais