Fabiano lembra o dia do forró

0

O dia nacional do forró foi lembrado ontem, na Assembléia Legislativa, pelo deputado Fabiano Oliveira. A data de 13 de dezembro foi instituída como dia nacional do forró por ter sido a data de nascimento de Luiz Gonzaga, o mais famoso interprete do gênero musical. O deputado Fabiano Oliveira traçou a trajetória do forró desde quando o ritmo foi importado da África, pelos escravos, no século 17, com a denominação de ‘xoló’.

 

As festas eram conhecidas como “arrasta-pé”. Só no início dos anos 40, o forró tomou este nome por causa das festas promovidas pelos soldados americanos na base militar de Natal. É que aos domingos, o arrasta-pé era “for all”, ou seja, para todos. De for all a forró foi um passo. Luiz Gonzaga foi o maior interprete do ritmo, mas Sergipe, que é conhecido, como o País do Forró, tem excelentes cantores nesta área, como Amorosa, Cremilda, Josa, Edvaldo de Carira, Luiz Paulo, Rogério, entre outros.

 

Por Ivan Valença

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais