Família do homem assassinado no Castelo Branco está indignada

0
Irmã de Thiago está inconformada com o crime (Fotos: Portal Infonet)

Se não bastasse a perda do irmão assassinado com três tiros em frente ao Posto Policial no conjunto Castelo Branco, a irmã do auxiliar topográfico Thiago dos Santos, Selma Maria Santos, revelou que seu irmão e sua família foram alvos do descaso por conta da polícia, do Instituto Médico Legal (IML) e do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse).

Selma Santos relatou que durante o assalto registrado na tarde desta segunda-feira, 25, em que Thiago acabou sendo morto próximo a um posto policial, pessoas que testemunharam o fato informaram a ela que haviam policiais no momento. “Thiago acelerou a moto porque confiou nos policiais que estavam no posto, ele pensou que eles podiam o ajudar de alguma maneira”, opina Selma.

Ela contou ainda que está inconformada com a demora da ambulância do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), que segundo populares que estavam no local demorou aproximadamente de 40 minutos. “Meu irmão estava gravemente ferido, o atendimento imediato era crucial para sua sobrevivência, as pessoas que estavam no local me disseram que a ambulância demorou 40 minutos para chegar”, relata indignada.

 
 
Thiago era atleta e ganhou muitos prêmios

Selma declarou também que ao chegar no IML foi mal tratada por uma funcionária do órgão que se negou a ligar para o Huse. Ela disse que quando foi informar aos funcionários a decisão de doar os órgãos do irmão, e pedir para que eles ligassem para o Huse, a funcionária disse que ela mesma ligasse. “O papel de ligar para o hospital é do IML, como é que ela me manda procurar na lista e ligar? Depois que eu me exaltei foi que eles mandaram uma pessoa ligar. Eles não têm sensibilidade com ninguém”, contou.

“O que me deixou repudiada foi a demora e o descaso por conta dos serviços que eu precisei, eu também sou funcionária pública e sei do meu papel enquanto servidora, eu queria que estas pessoas entendessem esse papel também. Eu fui mal recebida desde que eu pisei no IML, a demora para ser atendida, a demora da chegada de funcionários do Huse, tudo isso deixou minha família indignada e constrangida”, declarou Selma Santos.

A irmã de Thiago disse que queria doar todos os órgãos do irmão, mas foi informada pelo médico que não seria possível, pois o coração já havia parado de bater a um tempo. As córneas de Thiago foram retiradas sem nenhuma complicação, e vão ser doadas a filha de Selma que tem problema de visão e necessita de transplante.  

SSP e IML

O Portal Infonet entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria de Segurança Pública (SSP) para saber como os policiais do posto comunitário reagiram no momento do suposto latrocício. A assessoria informou que quando Thiago foi atingido pelos tiros ele caiu quase em frente ao Posto Comunitário, e os policiais ao perceberem a ação acionaram o Ciosp e começaram a perseguir os assaltantes. A assessoria disse ainda que o Getam também foi acionado e conseguiu prender dois suspeitos.

Sobre o IML, a assessoria contou que a informação passada pela funcionária do órgão foi equivocada, e que é papel sim do IML ligar para o Huse e pedir a retirada do corpo. Ele disse também que será passada uma reclamação para a diretoria do IML para que o caso possa ser apurado.

Huse

A assessoria de comunicação  informou que com relação à doação das córneas autorizada pela família do Sr. Tiago, o setor de captação de órgãos foi acionado pelo IML cerca de 17h35, a equipe de transplante chegou ao local às 18h30 e ás 18h50, já havia concluído a captação das córneas do doador, as córneas foram submetidas aos exames de praxe como sorologia e exame por parte do oftalmologista, que já informou que as mesmas estão em bom estado para o transplante. Eles acrescentaram que estão aguardando o resultado do exame de sorologia, que deve sair hoje no final do dia para que amanhã seja iniciado o processo de chamamento para os possíveis recebedores, enquanto isso as córneas estão preservadas no banco de olhos.

Matéria alterada às 14h13 para acréscio de informação enviada pela assessoria do Huse

 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais