Familiares de internos do sistema prisional pedem retorno de visitas

Protesto ocorreu em frente ao Palácio de Governo nesta quinta-feira (Foto: Reprodução/Vídeo Whatsapp Patty News)

Um grupo de familiares de internos do sistema prisional sergipano protestou em frente ao Palácio dos Despachos, nesta quinta-feira, 6, pedindo o retorno das visitas nos presídios. Por causa da pandemia provocada pela Covid-19, as visitas presenciais da família não estão ocorrendo, sendo substituídas por videoconferência, ligações e cartas.

Em vídeo divulgado pelas redes sociais, uma mulher diz que já são cinco meses sem visitas e pede que o Governo flexibilize a medida, permitindo pelo menos uma visita por mês. No vídeo, outros manifestantes, com faixas e cartazes, endossam o discurso e defendem o retorno das visitas.

Veja abaixo o vídeo: 

Apesar do protesto, no momento, não há previsão de retorno do contato presencial entre internos e familiares. Segundo nota encaminhada pela Secretaria de Justiça, Trabalho e Defesa do Consumidor (Sejuc), “todas as medidas tomadas até o momento foram para a segurança dos internos, familiares e servidores do sistema prisional, com resultados extremamente positivos. […] Há uma perspectiva para que no começo de setembro, haja uma flexibilização de forma gradativa das visitas, mas sempre de acordo com os preceitos de segurança para que não aconteça uma contaminação em massa dentro dos presídios do estado”, explica.

Ainda segundo a Sejuc, até o momento foram registrados 16 casos da Covid-19 em internos do sistema prisional, número de infecções considerado positivo pela Secretaria, que diz que só foi possível graças a aplicação correta do plano de contingência, baseado em normas recomendas pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e pelo Conselho Nacional de Justiça.

Por Ícaro Novaes

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais