Festas de fim de ano podem trazer riscos à saúde dos pets

0
Alguns alimentos oferecidos durante a ceia de Natal podem comprometer o bem estar do seu mascote

As festas de fim de ano estão chegando, e o momento mais aguardado por todos é, sem dúvida, a tradicional reunião familiar. Neste ano, é claro, por conta dos protocolos de saúde, as ceias contarão com um número menor de pessoas em cada casa, mas com a certeza de que todos serão bem recebidos, principalmente pelos pets, que estarão prontos para oferecer muito amor e alegria a cada visitante.

Ao longo dos anos, aliás, cães e gatos deixaram de viver nos quintais de cada residência para, de fato, fazerem parte do cotidiano do lar. Durante as celebrações, é preciso estar atento à alimentação dos mascotes, já que alguns pratos que consumimos se provaram tóxicos para os animais de estimação.

“Nas festas de fim de ano, geralmente, as pessoas se reúnem para as refeições, e sabemos que os pets também são da família. Porém, eles não devem partilhar da mesma alimentação. Chocolates, uvas, panetones, sorvetes e doces em geral são um grande problema para o sistema digestivo deles”, explica a médica veterinária Natasha Jeronimo, da Vetlar, empresa que realiza atendimentos em domicílio no Grande ABC, em São Paulo.

Segundo Jeronimo, as emergências de saúde costumam multiplicar neste período. “Nessa época do ano é muito comum um aumento na ocorrência de gastroenterites e pancreatites, devido à ingestão de alimentos inadequados. É necessário estar em alerta para sinais como vômitos, diarreia e perda do apetite, buscando um atendimento veterinário imediato”, conta.

Alimentação saudável

Nas festas de fim de ano, a dica é deixar próximo ao pet rações ricas em fibras, proteínas, minerais e vitaminas. Também é recomendado oferecer alguns petiscos saudáveis durante a ceia, como, por exemplo, banana, cenoura e melão, para evitar que o animal busque consumir os mesmos alimentos que os familiares, e se atentando para oferecer apenas alimentos permitidos.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais