Filhotes de tartaruga oliva são soltas no mar

Filhotes de tartaruga oliva são liberados ao mar (Foto: Portal Infonet)

Rauber Garcia, biólogo, fala que os animais estão ameaçados de extinção (Foto: Portal Infonet)

Toni Garrido diz que o gesto é "lindo e grandioso" (Foto: Portal Infonet)

Liliane Santiago ressalta importância da presença das crianças (Foto: Portal Infonet)

Comemorando o mês dos oceanos e das tartarugas marinhas, o Projeto Tamar realizou, mais uma vez, a soltura ao mar de cem filhotes de tartarugas da espécie Oliva, a que mais desova em Sergipe.

A iniciativa acontece sempre no primeiro sábado de cada mês e em datas especiais. Desde que o Tamar foi trazido ao Estado, já foram liberadas mais de 7 milhões e 180 mil filhotes. A expectativa é que, daqui a cerca de 20 anos, elas voltem para desovar.

Rauber Garcia, biólogo, falou sobre a situação do animal. “É a menor tartaruga que desova no Brasil e a que mais desova em Sergipe. Todas as tartarugas marinhas estão ameaçadas de extinção, por causa, principalmente, da pesca, que acaba as capturando e impedem o ciclo reprodutivo e diminuem a população”.

No início deste ano, em oito dias, foram encontradas mortas 106 tartarugas, sendo 95 delas da espécie Oliva. Trata-se de um animal que, hoje em dia, encontra dificuldades para alcançar a vida adulta.

Desta vez, o Tamar contou com a presença do cantor Toni Garrido, que avaliou a importância do gesto. “É lindo e grandioso. A gente fica bem pequenininho, vendo a luta pela vida das tartaruguinhas. É emocionante, e isso transpassa a questão política. O meio ambiente é o mais importante. Para as crianças é uma experiência para a vida inteira”.

Liliane Santiago esteve com a família para ver a soltura dos filhotes. “É necessária a preservação do meio-ambiente. É um momento ímpar, bonito na vida das crianças, eles aprendem muito com a nossa vivência para que futuramente possam fazer o mesmo e ao ver as fotos, percebam a importância disso”.

A partir das 20 horas desta terça-feira, 13, serão realizados shows na sede do Projeto Tamar com o cantor Toni Garrido e com os artistas sergipanos DJ Kaska, Burundanga e Zé Tramela.

Por Victor Siqueira e Aisla Vasconcelos

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais