Fiscalização do transporte de cargas em motos começa segunda

0

O Detran de Sergipe comaçará a fiscalizar o transporte remunerado de cargas em motocicletas e motonetas nesta segunda-feira, 11. A fiscalização deveria ter começado em 11 de janeiro, mas o órgão resolveu estender o prazo por mais um mês. As regras que disciplinam os requisitos de segurança para a atividade constam na Resolução 219 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

 

Segundo a resolução, a carga poderá ser transportada em equipamentos fechados, os chamados baús, que devem ter largura máxima de 60 centímetros e comprimento que não exceda a extremidade traseira da motocicleta. A altura não pode exceder 70 centímetros de sua base central, medida a partir do assento do veículo.

 

A resolução permite que a carga seja transportada em equipamento do tipo aberto, chamado de grelha. As dimensões do volume transportado devem ser as mesmas dos baús. Além disso, a carga acomodada não poderá ultrapassar 40 centímetros de sua base central, medida a partir do assento da motocicleta.

 

No caso da combinação entre os dois equipamentos, o baú não poderá exceder as dimensões de largura e comprimento da grelha, admitida a altura do conjunto em até 70 centímetros da base do assento do veículo.

 

Os condutores de veículos que fazem transporte remunerado de cargas em motocicletas deverão substituir a placa cinza pela vermelha, conforme exige o artigo 135 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A Resolução 219 do Contran também permite a utilização de bolsas ou caixas laterais pelo motociclista, desde que a largura não exceda as dimensões máximas do veículo, medidas entre a extremidade do guidão ou alavancas de freio à embreagem.

 

Com informações da ASN

Comentários