Força-tarefa fiscaliza retomada em bares e restaurantes da Orla

Força- tarefa estadual fiscaliza fiscalizou bares e restaurantes (Foto: SES)

Os bares da Orla de Atalaia foram fiscalizados na noite desta quarta-feira, 19, pela Força-tarefa Estadual. Neste primeiro dia de retomadas das atividades, as ações tiveram como foco a orientação quanto aos protocolos sanitários estabelecidos para o enfrentamento ao coronavírus.

“Nesse primeiro momento, estamos conscientizando as pessoas para uso de máscaras e verificando se os bares e restaurantes estão seguindo os protocolos sanitários, a exemplo do distanciamento das mesas, uso de luvas e a correta higienização do ambiente”, explica o coordenador de Vigilância Sanitária Estadual, Ávio Britto.

O coordenador fez um balanço positivo do primeiro dia de fiscalização em bares e restaurantes. “Eles estavam ávidos para reabertura das atividades e seguiram todos os protocolos. Continuaremos agindo com bom senso e mostrando o que deve ser feito para que coisas se aproximem da normalidade”, comenta.

Retomada das atividades

Restaurantes, bares, foodtrucks, lanchonetes, sorveterias e estabelecimentos similares estão autorizados a funcionar, limitados a 50% da capacidade, de terça-feira a domingo, obrigando-se a processo de desinfecção todas as segundas-feiras.

Segundo a Resolução, os estabelecimentos devem seguir horário de funcionamento compreendido entre 7h e 10h, em primeiro turno, e das 12h às 23h, em segundo turno. Os estabelecimentos deverão obedecer à capacidade máxima de até 06 pessoas por mesa atendida.

Outras exigências, como distanciamento mínimo de 1m entre as pessoas e 2m entre as mesas, na disposição de lugares e mesas para atendimento aos clientes; vedação ao sistema self service, buffet livre e rodízio, permitindo-se que os colaboradores dos estabelecimentos montem a entreguem a refeição, também deverão ser respeitadas. Assim como a proibição de quaisquer tipos de apresentação artística ou evento nas dependências.

Outras regras também devem ser seguidas. São elas: obrigatoriedade do uso de máscara facial (funcionários e clientes); realização de limpeza e desinfecção dos objetos que sejam tocados com frequência, utilizando água e sabão ou borrifando álcool em gel 70%; manutenção, preferencialmente, do ambiente com portas abertas, privilegiando a ventilação natural, e minimizando o manuseio de maçanetas e fechaduras; dentre outras regras.

Liberação parcial de estacionamentos

Com a autorização da retomada de bares, restaurantes e lanchonetes, seguindo critérios dos decretos Municipal e Estadual, a Prefeitura de Aracaju, através da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), antecipou para quinta-feira, 20, a liberação parcial das vagas de estacionamento da Orla da Atalaia. A região concentra um grande número de estabelecimentos desta natureza.

Por Verlane Estácio com informações da ASN e SMTT

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais