Fundação Renascer recebe novos equipamentos

Quatro automóveis irão auxiliar no trabalho da Fundação (Fotos: Edinah Mary/Seides)

A Fundação Renascer recebeu nesta segunda-feira, 20, quatro automóveis e 14 computadores doados pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH). Ao lado da secretária de Estado de Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social, Eliane Aquino, a presidente da Fundação, Antônia Menezes, formalizou o recebimento dos equipamentos em solenidade realizada na sede da Fundação.

Os computadores doados foram repassados prioritariamente para as unidades socioeducativas Centro de Atendimento ao Menor (Cenam), Unidade de Internação Feminina (Unifem), Unidade Socioeducativa de Internação Provisória (Usip) e Comunidade de Ação Socioeducativa São Francisco de Assis (Case).

O Governo do Estado, através da Seides, complementou a doação com o acréscimo de seis impressoras, estendendo o benefício para as unidades protetivas Centro de Estudos e Observações (CEO), Unidade de Acolhimento Infantil Sorriso, Unidade de Acolhimento Feminino Isabel Abreu e Centro Educacional Eronildes de Carvalho (Cemec).

Entrega dos equipamentos ocorreu na manhã desta segunda-feira, 20

“Esses equipamentos só irão ajudar se conseguirmos usá-los para melhorar a vida desses jovens. Queremos a Fundação como referência no Brasil e eu acredito nisso, acredito nos bons profissionais que trabalham para gerar oportunidades na vida deles. Agradeço aos servidores que tem trabalhado com empenho, com um olhar diferenciado para esses meninos e meninas”, disse a secretária de Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino.

Eliane destacou ainda o papel da juíza Vânia Ferreira de Barros, da Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ) do Tribunal de Justiça de Sergipe. "A Dra. Vânia teve papel fundamental junto ao CNJ para que a Fundação recebesse esses equipamentos. Nós agradecemos muito por sua atuação", ressaltou. Peço que todos façam o melhor uso que puderem dessa estrutura, vamos conservar esses carros e computadores para que possamos tê-los conosco durante muito tempo".

O benefício

A escolha da Renascer como beneficiária foi feita a partir de um diagnóstico das redes de proteção da infância e adolescência e a identificação das principais demandas feitas em 2010 pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “Esta doação foi um reconhecimento do CNJ que, durante sua visita em nossas unidades ano passado verificou nossas necessidades, mas também avanços significativos no trabalho socioeducativo que estamos realizando. Então este é um momento de alegria para todos nós”, afirmou a presidente, Antônia Menezes.

Presente à entrega, a juíza Vânia Ferreira de Barros ressaltou a importância da doação. “Sabemos das dificuldades enfrentadas pela Fundação, mas também sabemos que cada diretor de unidade reconhece o significado desses veículos e computadores. Em sua visita o CNJ fez críticas, mas também viu os frutos positivos e avanços dentro da Renascer. Fico feliz de estar aqui hoje e estamos todos de parabéns”, declarou.

Beneficiados

Cada uma das quatro unidades socioeducativas da Fundação Renascer recebeu um automóvel, além de computadores e impressoras. Para a diretora da Unidade Feminina (Unifem), Márcia Correia, o carro é realização de um sonho para os trabalhadores do local. “Realmente era um dos nossos maiores desejos ter um veículo que estivesse à disposição da unidade para que possamos cumprir nossa tarefa de modo mais adequado. Estou muito feliz”, relatou.

“Para nós diretores das unidades executoras e para todos os que compõem a Fundação, é uma felicidade muito grande. Muito obrigada à SDH e ao Governo do Estado por esses equipamentos”, completou a diretora da Usip, Belaniza Araújo.

Além de melhorar o atendimento às crianças e adolescentes atendidos pela Fundação Renascer, os computadores serão importantes ferramentas para a implementação do Sipia Sinase (Sistema Nacional de Acompanhamento de Medidas Socioeducativas), que visa reunir informações sobre este tipo de atendimento em todo o país.

A doação foi aprovada pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e os recursos vieram do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) e de emendas parlamentares. Todos os estados brasileiros serão contemplados. Ao todo, a SDH vai doar 158 automóveis e 1760 computadores, incluindo também Conselhos Tutelares.

Presenças

Também participaram da solenidade a secretária adjunta da Seides, Maria Luci Silva, a secretária Estadual de Políticas para as Mulheres, Maria Teles, o presidente da Cohidro, Mardoqueu Bodano, e a diretora do Instituto Banese, representando o presidente do Banese, Saumíneo Nascimento.

Fonte: Ascom/Renascer

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais