Gararu realizará ações alusivas a Campanha Vire Carranca 2022

Gararu será um dos municípios que sediará no dia 03 de junho atividades presenciais em comemoração ao Dia Nacional em Defesa do Velho Chico. (Foto: Edson Li)

Localizada bem na divisa entre os estados de Sergipe e Alagoas e às margens do Rio São Francisco, está localizada a cidade de Gararu (SE).

Gararu será um dos municípios que sediará no dia 03 de junho atividades presenciais em comemoração ao Dia Nacional em Defesa do Velho Chico. Além de Gararu em Sergipe, Pirapora (MG), Ibotirama (BA) e Glória (BA) serão as cidades contempladas com atividades onde irão apresentar mais de sua cultura, gastronomia, economia e do seu povo ribeirinho. A Campanha “Eu viro carranca para defender o Velho Chico terá como mote O VELHO CHICO SÃO MUITOS e colocará em debates assuntos importantes como o PL n° 4.545 e as mudanças climáticas. Ressalta-se que o rio São Francisco já recebe muitas demandas, sofre degradações e não suporta o grande número de intervenções. É preciso garantir que o Velho Chico continue atendendo a todos que fazem uso e tirem seu sustento dele, por isso anualmente o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco realiza este Dia Nacional em Defesa do Velho Chico para fazer todos refletirem sobre sua preservação.

De acordo com o coordenador da Câmara Consultiva Regional (CCR) do Baixo São Francisco, Anivaldo Miranda, esta data é muito especial e seu debate é super válido, pois traz à tona temas relativos à proteção do Velho Chico, como também a toda degradação que vem sofrendo. “A campanha é extremamente necessária e  urgente. Em uma época de mudanças climáticas é preciso aprofundar, intensificar e organizar melhor a gestão de recursos hídricos. Debates sobre a gestão das águas, seus usos múltiplos e o Pacto das Águas são imprescindíveis, pois a população não deixa de crescer, as atividades econômicas se multiplicam e o clima torna essa região mais problemática. Precisamos mudar nossa cultura e iremos observar a intensificação dos conflitos”, explicou.

Programação:

Complexo da Orla de Gararu

03/06 (Sexta-feira)

8h30 às 9h20 – Abertura do Museu Velho Chico

9h30 às 10h20 – Câmara Municipal – Entrega do título Cidadão Gararuense ao Anivaldo Miranda – Coor. CCR Baixo SF do CBHSF

10h30 às 11h20 – Limpeza simbólica das margens do Velho Chico (alunos das escolas públicas e privadas de Gararu)

11h30 – Abertura das tendas no Complexo da Orla

11h30 às 12h20 – Tótens de Educação Ambiental e Interativos. Recepção dos alunos pelos monitores.

11h30 às 13h – Ônibus do Saneamento Educação Ambiental da DESO

11h30 às 13h – Tenda de tradições locais – Trio Pé de Serra e comidas típicas

12h30 às 13h – Peça Teatral – Coletivo Gararu das Artes

Intervalo

14h às 17h – Tenda Tradições locais | Ônibus da Adeso | Tótens | Visita ao Museu

04/06 – Traipu/Gararu

8h às 11h – Corrida da Canoa – Traipu/Gararu, Peixamento do Rio São Francisco – Saída de Traipu (à confirmar)

Fonte: Ascom/Prefeitura de Aracaju

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais