GMA realiza treinamento de tiro e processos operacionais

0
Treinamento visa aprimorar ação dos guardas em situações de estresse (Foto: Ascom/GMA) 

A Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) está operacionalizando, através da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), mais uma etapa do ciclo de capacitações previstas para o ano de 2017.

As capacitações de Tiro Embarcado e Procedimentos Operacionais para Abordagem a Pedestres e Veículos aconteceram durante toda a semana monitorada pelos supervisores Leonardo Faria e Nilson Reis. Ao todo participam do treinamento cerca de 45 guardiões do grupamento Ronda da Capital (Rondac) cujo objetivo é aprimorar as ações dos guardas em situações de estresse, como a prática do tiro instintivo ou policial com o agente embarcado em viatura. 

O módulo teórico do treinamento vem abordando a metodologia, orientações e regras de segurança, já o módulo prático consistirá numa simulação que será realizada sem o uso de abafadores de ruído e óculos de proteção no veículo com a sirene acionada e o uso do fardamento do serviço operacional, dentro das características mais reais possíveis.

"Na prática faremos um treinamento de tiro embarcado, que é um disparo em situação de estresse. A iniciativa desse treinamento surgiu porque não tivemos essa oportunidade em nossa formação, e é uma situação que pode ocorrer no nosso cotidiano. Portanto, é um ato de prevenção e aprimoramento dos guardas", descreve Leonardo.

O treinamento prático ocorreu durante a manhã e tarde deste sábado, 29, no estande de tiro da Escola de Gestão Penitenciária (EGESP), localizada no bairro América, zona Oeste da capital.

Fonte: AAN

Comentários