Governador instala núcleo de resistência à transposição

0

Será instalado, daqui a pouco, na biblioteca Epiphânio Dórea, o Núcleo Técnico-Jurídico de Apoio à Frente de Resistência à Transposição: Em Defesa do Rio São Francisco e do Semi-árido. O objetivo é desenvolver uma força-tarefa técnica e jurídica, dando suporte às ações de todas as instituições envolvidas no combate ao projeto de transposição das águas do São Francisco proposto pelo governo federal.

 

O Núcleo quer também contribuir com a formulação de uma proposta de desenvolvimento sustentável para o semi-árido. Já estão confirmadas as presenças do representante do bispo dom Luiz Cappio, Adriano Martins; o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, deputado federal Jorge Khoury, que também é secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia e toda a diretoria colegiada da entidade.

O Núcleo da Frente de Resistência à Transposição é composto por dois hidrólogos, dois procuradores e o escritório do jurista Ives Gandra, que foi contratado pelo governo do Estado para entrar com ações contra o projeto. O grupo vai contar ainda com a assistência voluntária do doutor em Recursos Hídricos e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, João Abner.

Vão participar ainda da força-tarefa os representantes do Comitê da Bacia do São Francisco, através da sua Câmara Regional Sergipe/Alagoas. Os hidrólogos que darão sustentação técnica às ações também foram contratados pelo governo.

De acordo com o representante do Comitê da Bacia do São Francisco, professor Luiz Carlos Fontes, a força-tarefa técnica e jurídica vai concentrar esforços em Sergipe e articular ações nessas vertentes contra o projeto de transposição. Ele disse que a criação deste Quartel General Ecológico surgiu da necessidade de dispor de uma estrutura profissional e permanente, que dê suporte a causa.

 

Às 14h30, os membros do núcleo vão se reunir com promotores públicos estaduais e federais de Sergipe e Bahia, na sede da entidade, situada na Secretaria de Infra-estrutura Hídrica, para discutir os procedimentos jurídicos a serem encaminhados para impedir a transposição. Também vão participar dessa reunião os advogados do Fórum Permanente em Defesa do São Francisco, com sede na Bahia.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais