Governo e PMA não vão reabrir salões, academias e barbearias

Belivaldo Chagas e Edvaldo Nogueira (Fotos: Mário Souza/Edvaldo Nogueira)

O Governo do Estado e a Prefeitura de Aracaju anunciaram que não vão acatar o decreto do presidente Jair Bolsonaro, que incluiu academias, salões de beleza e barbearias, na lista de atividades essenciais. Isso quer dizer que Estado e PMA não vão permitir a reabertura destas atividades comerciais.

Em nota, o governo do Estado de Sergipe informou que, conforme decisão do Supremo Tribunal Federal, a fixação das atividades essenciais e medidas de enfrentamento à pandemia do novo coronavirus, em especial a abrangência da quarentena de serviços e distanciamento social, compete aos Estados, de forma que, mesmo diante do Decreto Federal do último dia 11 de maio, continua vedado o funcionamento de salão de beleza, barbearia e academias, por força do Decreto Estadual 40.567, de 24 de março de 2020.

O governo disse ainda, que o critério de fechamento tem fundamento exclusivamente técnico por impactar em atividade de alto risco de propagação epidemiológica, optando o Estado de Sergipe em salvar vidas para, depois, executar plano de flexibilização ao isolamento social.

A Prefeitura de Aracaju seguiu o mesmo caminho e disse que, embasada em dados científicos, mantém as medidas de distanciamento social, adotadas por meio de decretos, as quais são fundamentais para evitar a propagação da covid-19 na capital sergipana. Com isso, não há, no momento, a possibilidade de relaxamento das medidas já estabelecidas, de fechamento do comércio e das atividades não essenciais, que estão prorrogas até o dia 18 de maio e alinhadas ao decreto do governo do Estado.

“O surgimento de novos casos nos mostra o crescimento da epidemia na cidade. Por isso se torna necessária a manutenção das medidas de distanciamento social, que as pessoas fiquem em casa e evitem aglomerações. Prorrogamos o decreto até o dia 18 e intensificamos a fiscalização para evitar aglomerações”, enfatiza o prefeito Edvaldo Nogueira.

 

Com informações da ASN e PMA

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais