Governo inaugura reformas de unidades da Renascer

(Fotos: Edinah Mary/Seides)

As obras de reforma e ampliação de duas unidades da Fundação Renascer e duas quadras poliesportivas foram inauguradas nesta terça-feira, 12, pela Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides). A solenidade aconteceu na sede do órgão e contou a presença da secretária de Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino e da adjunta da Seides, Maria Luci Silva.

Foram ampliados, adequados e reformados o Centro Educacional de Menores Eronildes de Carvalho (CEMEC) e a Unidade Feminina Senadora Maria do Carmo Alves (UNIFEM). Duas quadras poliesportivas também foram reformadas. Uma situada no Centro de Atendimento ao Menor e a outra na sede da Fundação Renascer. Com a obra, o governo investiu R$ 584.808,26. Todas as mudanças atendem as normativas do Sistema Nacional de Acompanhamento de Medidas Socioeducativas (Sinase).

"É claro que torcemos para que o menor número possível de meninas precise ser alojada na UNIFEM.  Mas se tivermos mais  internamentos, estaremos prontos para recebê-las sempre com dignidade e cidadania. Nosso objetivo realmente é ressocializar. Para isso é preciso ter um espaço adequado, com profissionais capacitados. Essa gestão está sempre muito preocupada em oferecer cada vez um atendimento de qualidade para os adolescentes", destacou a secretária de Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino.

Ao longo dos últimos anos a Seides vem investindo na melhoria da  estrutura física da Fundação Renascer e nas condições de trabalho dos profissionais que atuam na instituição, para aperfeiçoar, cada vez mais, o atendimento das crianças e adolescentes assistidos pela órgão.

"O Governo tem o papel de garantir a melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes que estão sob a tutela do Estado. Não há duvidas que essas melhorias estão acontecendo a cada ano que passa. A equipe de técnicos da Fundação Renascer que conheceu as unidades há 10 anos percebe as melhorias na estrutura física do local, no atendimento aos adolescentes e nas condições de trabalho dos profissionais. Esse avanços só são possíveis com gestores sensíveis e que realmente têm a criança e o adolescente  como prioridades absolutas", explicou Antônia Menezes, presidente da Fundação Renascer.

Melhorias

O Centro Educacional de Menores Eronildes de Carvalho (CEMEC) atende a crianças e adolescentes do sexo masculino, com deficiência leves e moderadas que estão em risco sociais, além de adultos que foram acolhidos na instituição ainda crianças e que não possuem vínculos familiares. Com a reforma e ampliação do espaço será possível acomodar os abrigados em alojamentos separados. No local foram criados espaços nos moldes de Residência Terapêutica, endossado pelo Ministério da Saúde.

Na unidade também foi construído um novo espaço para a equipe técnica, devidamente adequado para atender o público alvo em situação de risco e pessoas com transtornos mentais.

A Unidade Feminina Senadora Maria do Carmo Alves (UNIFEM), que abriga adolescentes do sexo feminino, também passou por adequações. Foram reformadas alguns compartimentos nas áreas de internação e na provisória, nas salas de atividades, salas de aulas e multidisciplinar, além de toda a parte administrativa da unidade, bem como, nos alojamentos dos agentes, refeitório, lavanderia e na guarita de vigilante.

A base de sustentação da estrutura metálica, rede elétrica e pintura em geral das quadras de esporte foram renovadas.

Fonte: Seides

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais