Governo paga 3ª parcela do programa Mão Amiga a trabalhadores da laranja

Foto: Edinah Mary/Seides
O Governo do Estado paga nesta segunda-feira, 21, a terceira parcela do programa de transferência de renda e estímulo à cidadania Mão Amiga aos catadores de laranja de 14 municípios produtores beneficiados pela iniciativa. Este mês o investimento feito através do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep), gerenciado pela Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), chega a R$ 889 mil.

O Mão Amiga existe desde 2009 e beneficia trabalhadores das culturas da laranja e da cana-de-açúcar no período de entressafra: de dezembro a fevereiro no caso da laranja, e de maio a agosto no caso da cana. Os beneficiários recebem R$ 190 mensais durante estes períodos para continuar mantendo suas famílias com dignidade.

O pagamento da terceira parcela se refere ao mês de janeiro e saiu com algum atraso por conta de uma atualização necessária nos sistemas cadastrais da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) não apenas para a Seides, mas para todo o Governo. A modernização vai trazer mais segurança e agilidade aos processos financeiros da nova gestão do governador Marcelo Déda.

Qualificação

A única contrapartida exigida pelo Estado dos trabalhadores do Mão Amiga é a participação do dela (a) ou de um membro de sua família nos cursos de capacitação oferecidos pelo Governo nas áreas de higiene, empreendedorismo, técnicas de plantio e colheita, agroecologia, etc. A frequência mínima exigida para as aulas é de 75%, sob pena de cancelamento do benefício.

“Neste momento temos 318 trabalhadores que não atingiram esta meta de frequência e, por isso, tivemos que bloquear o benefício. As regras são muito claras e tudo é feito em horários que eles possam comparecer. O programa é sério e trabalhamos não apenas para evitar fraudes, mas para garantir que os pré-requisitos sejam atendidos por todos de forma justa”, explica Heleonora Cerqueira, diretora de Renda e Cidadania da Seides.

A entrega dos certificados dos 4.682 trabalhadores da laranja qualificados este ano começou no último dia 14 e vai até amanhã, 22. Hoje recebem seus certificados os trabalhadores de Pedrinhas e Boquim, e amanhã os de Itaporanga e Cristinápolis.

Além destas quatro cidades, fazem parte do Mão Amiga da Laranja Itabaianinha, Tomar do Geru, Riachão do Dantas, Umbaúba, Lagarto, Salgado, Arauá, Estância, Indiaroba e Santa Luzia do Itanhy. Entre outras mudanças, na próxima fase do programa o Sergipe Alfabetizado, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (SEED), será incorporado às capacitações.

Nova etapa da cana

Continuam abertas até o dia 28 de fevereiro as inscrições para o Mão Amiga em sua nova etapa da cana-de-açúcar de Capela, Laranjeiras, Muribeca, Nossa Senhora das Dores, Siriri, Areia Branca, Japaratuba, Maruim, Japoatã, Riachuelo, Rosário do Catete, Pacatuba, Santo Amaro e São Cristóvão.

Os cortadores de cana destes municípios devem comparecer às sedes dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais de suas cidades levando Carteira de Identidade, CPF e Carteira de Trabalho.

Fonte: Seides

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais