Greve dos docentes das Universidades Federais continua

Integrantes do Comando Nacional de Greve do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) não chegaram a um acordo na reunião do dia 4 com o secretário executivo adjunto do Ministério da Educação (MEC), Ronaldo Nado Teixeira. Foram cinco dias de espera pela nova proposta do MEC, porém, segundo os sindicalistas, o documento apresentado reitera pontos já rejeitados pelas assembléias de base do movimento grevista.

 

“O que ocorreu aqui gera uma profunda indignação no comando de greve e no sindicato. O governo nos entregou formalmente um documento em que ele reproduz e ratifica a mesma proposta entregue nas duas últimas rodadas de negociação”, disse a presidente do Andes-SN, Marina Barbosa. No dia 10, acontece mais uma reunião, em que o comando apresentará ao MEC a resposta das seções sindicais sobre a proposta apresentada hoje.

 

Segundo Marina, as assembléias das seções sindicais da base do Andes-SN vêm confirmando que não há acordo sobre o montante apresentado à categoria, R$ 500 milhões, e sobre os critérios impostos pelo MEC para distribuir a quantia. “Foi reafirmado nas assembléias o princípio da paridade entre ativos e aposentados, isonomia entre 1º, 2º e 3º graus, da recomposição salarial e de passos reais e concretos para acabar com as gratificações”, disse.

 

GREVE – A greve dos docentes já tem mais de 60 dias e conta com adesão de aproximadamente 70% da categoria, de acordo com estimativas de Marina. Já são 38 Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) paralisadas, entre elas a UFS, com mais oito votando pelo indicativo de greve. Duas dessas devem aderir ainda essa semana à mobilização: a Universidade Federal do Paraná e a Universidade Federal do Rio Grande. 

 

Segundo Teixeira, o MEC “vinha dialogando com o Ministério do Planejamento. O esforço foi feito. Esgotamos as possibilidades com o Planejamento, que se debruçou sobre a proposta”, argumentou o secretário.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais