Grupo de advogados é alvo de golpe por whatsapp durante pandemia

Outros golpes já foram observados durante esta pandemia (Foto: Alfredo Rivera/Pixabay)

Alguns advogados sergipanos têm sido alvos de crimes de estelionato durante esta pandemia do coronavírus. Pelo menos três tentativas de golpes foram relatadas nos últimos dias e já foram notificadas para a Polícia Civil. Uma das vítimas, o advogado Brunno Ornellas prestou boletim de ocorrência nesta terça-feira, 7.

De acordo com Brunno, na última segunda-feira ele recebeu um mensagem de uma pessoa se passando por um amigo próximo pelo aplicativo de mensagem do whatsapp. “Era um número novo, mas com a foto do meu amigo. Como a conversa foi iniciada de forma bem amistosa e até semelhante a maneira de conversar que tenho com esse amigo, me passou despercebido esse fato do número movo”, afirma. Brunno explica que o golpe acabou consumado logo em seguida. “Após algum tempo ele pediu para que eu realizasse um depósito em uma conta qual ele precisava fazer um pagamento com urgência, e que me devolveria esse dinheiro na manhã seguinte. Como essa também é uma situação comum entre a gente, fiz o depósito”, justifica.

O golpe, no entanto, só foi percebido pelo advogado no dia seguinte, quando ele entrou em contato com o amigo por ligação. “Acabei ligando para o número antigo desse meu amigo e ele não fazia ideia de toda essa história. Caiu a ficha que foi um golpe. Na mesma hora tentei contato com o meu banco, para informar o depósito, mas não consegui contato por causa do congestionamento do canal de atendimento”, explica.

Em contato com colegas de profissão, Brunno explica que pelo menos três receberam mensagens do mesmo teor nos últimos dias. “Inclusive esse meu amigo também recebeu mensagens de um número com minha foto, pedindo dinheiro emprestado”, explica. Brunno disse que relatou a situação para a Polícia e aguarda agora o caso ser despachado para a delegacia responsável pelos crimes de estelionato.

Vítima do crime, o advogado fez um alerta para os usuários de aplicativos de mensagens. “É importante sempre estar em alerta, mesmo que esteja numa situação de conforto. As vezes é preciso quebrar a praticidade, fazer uma ligação, principalmente em situações que possam te comprometer, seja financeiramente ou não. Se acabar caindo no golpe, além da importância de informar a polícia, de imediato você deve ligar para sua agência ou gerente para relatar a situação”, explica.

Outros golpes

O golpe relatado pelo advogado não é o primeiro observado durante a pandemia do coronavírus. Na semana passada a Polícia sergipana alertou sobre criminosos que estariam divulgando links falsos de benefícios do Governo Federal para roubar dados dos usuários.

Em 2019, um golpe também aplicado pelo whatsapp fez vítimas em Sergipe. São casos em que usuários têm suas contas e dados clonados pelos criminosos.

Por Ícaro Novaes

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais