Huse realizou quase mil cirurgias vasculares em 2022

O hospital chama a atenção para a campanha Agosto Azul Vermelho, uma iniciativa para informar a população sobre os cuidados com a saúde vascular. (Foto: Valter Sobrinho)

O Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) é referência no atendimento e na realização de procedimentos vasculares. O hospital chama a atenção para a campanha Agosto Azul Vermelho, uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), para informar a população sobre os cuidados com a saúde vascular e também para incentivar a prevenção e o início de tratamento.

Segundo o médico-cirurgião vascular e referência técnica, Igor Pereira, fazer visitas com frequência ao médico é o mais indicado para prevenir as doenças vasculares, entre as mais comuns são: varizes, trombose venosa profunda, doença arterial obstrutiva periférica, o linfedema e lipedema, o pé diabético e os aneurismas de aorta abdominal. Todas essas doenças necessitam de acompanhamento constante visando uma melhor qualidade de vida para o paciente. “As patologias vasculares mais comuns, que atingem entre 85 a 90% da população, são as que envolvem o sistema venoso, que leva sangue direto para o coração. Um destaque são as varizes dos membros inferiores, mas também aneurismas”, afirma Igor.

Há uma demanda crescente por atendimento. O Huse dobrou a realização de procedimentos cirúrgicos com a ampliação do serviço de cirurgia vascular e realiza também desde o início de fevereiro, intervenções cirúrgicas no Hospital da Polícia Militar (HPM), como desbridamento e amputação, totalizando nessas duas unidades 950 cirurgias neste primeiro semestre de 2022. A unidade está vinculada administrativamente ao Huse e funciona como retaguarda, gerenciada pelo Governo de Sergipe por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Para o especialista, os cuidados devem ser constantes e mudam conforme a faixa etária da população. “Cada patologia vascular tem uma população específica que mais acomete, por isso, a ida ao médico vascular é de extrema importância, pois avaliamos o paciente e verificamos os fatores de risco para realizar prevenção e tratamento”, afirma.

Fonte: Huse

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais