Idosos e deficientes contam com credencial para estacionamento

Credencial tem tamanho padrão e é válida a nível nacional
Idosos e deficientes que utilizam as vagas de estacionamento na capital sergipana passarão a contar com uma credencial especial e de abrangência nacional que lhes garente o direito de vaga especial. Os antigos adesivos já começaram a ser substituídos. A entrega das primeiras credenciais foi feita pelo prefeito Edvaldo Nogueira na tarde desta segunda-feira, 2. Quem tem o direito de usufruir das vagas especiais comemora a iniciativa.

“Nós sofremos muito, principalmente no centro da cidade, sempre tem alguém que não é deficiente ou idoso que toma a nossa vaga. Com a credencial vai ser uma vantagem grande para a garantia dos nossos direitos”, afirma Everton de Jesus, vice-presidente do conselho municipal de defesa dos direitos da pessoa com deficiência.

Everton de Jesus comemora a iniciativa
De acordo com o Major Paiva, diretor de trânsito da capital, só em 2008 foram feitas 1400 autuações por má utilização das vagas especiais. Quem for pego em flagrante recebe uma multa no valor de R$ 85,13 e perde quatro pontos na carteira. Por lei, 5% das vagas de estacionamento são reservadas a idosos e 3% para deficientes visuais e com problemas de locomoção. Com o uso da credencial, Paiva acredita que o trabalho de fiscalização será facilitado e haverá redução principalmente no uso de adesivos falsificados.

“Vamos ver se as pessoas agora respeitam nossos direitos. Esse já é um grande passo”, afirma o Odelino Batista. Ele e outras dezenas de pessoas aproveitaram e já solicitaram a credencial num estande montado no Shopping Jardins, que permanece até o final do mês de março.

Seu Odelino já garantiu sua credencial no estande montado em um shopping
Outro estande atenderá aos idosos e portadores de deficiência no shopping Riomar e o interessado também poderá procurar a sede da SMTT para fazer a solicitação.

Para ter direito à credencial basta apresentar RG, CPF e, no caso dos deficientes, laudo médico. O cartão, que tem um formato padrão e pode ser usado em qualquer veículo, tem validade de dois anos e após a solicitação é entregue em dois dias úteis.  




Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais