Igreja Católica desenvolve vasta programação na Semana Santa

Catedral desenvolve vasta programação
A fé dos cristãos costuma ser renovada na Semana Santa, quando a Igreja Católica realiza uma vasta programação, convocando os fiéis a ficarem mais próximos de Deus.  Tanto em Aracaju, como no interior, os católicos lotam as igrejas, participando de momentos de reflexão, arrependimento, pedidos e agradecimentos. Para manter a tradição, a Arquidiocese de Aracaju realiza até o domingo de Páscoa (19 de abril), missas, procissões, vigílias e lava-pés.

A programação alusiva à Semana Santa na Catedral Metropolitana teve inicio no último dia 5 com o Domingo de Ramos, quando foram celebradas nas diversas paróquias, missas, bênçãos de ramos, procissões e sermões do encontro.  Na segunda-feira, 6, foi a vez das celebrações penitenciais e nesta terça-feira,  7, acontecerão as celebrações marianas. 

Na quarta-feira, 8, os fiéis participarão de vias-sacras com a presença de representantes de todos os grupos pastorais.  Na quinta-feira Santa, será celebrada a partir das 9h30, a missa dos Santos Óleos e às 17h, instituição da Ceia do Senhor, com o Lava Pés, seguido de Vigília Eucarística (adoração).  Na sexta-feira da Paixão, Via-Sacra às 8h, Ação Litúrgica às 15h, Sermão das Sete Palavras às 19h, seguido de apresentação do grupo de teatro Shalom e Procissão do Enterro.

No sábado, haverá Vigília Pascal a partir das 19h30 e Procissão da Ressureição e no Domingo, missas às 8h, 16h30 e 19h30.

São José

Na paróquia São José, haverá missas nesta quarta-feira, 8, às 6h30, 17h e 19h30.  Na quinta-feira, 9, Ceia do Senhor com missa do Lava Pés, às 17h, na sexta-feira, 10, confissões a partir das 14h30.  Às 15h30, Via-Sacra.  Às 17h, celebração da paixão.  No sábado às 19h30, Vigília Pascal e no domingo, missas às 7h30, 10h, 17h e 19h.

Peças teatrais

O Grupo Teatral São Francisco de Assis, da Paróquia São Judas Tadeu, realiza apresentações sobre a Paixão de Cristo, na sexta-feira, 10, a partir das 20h na Praça dos Capuchinhos, bairro América. Na paróquia do conjunto Orlando Dantas, haverá apresentação teatral a partir das 19h30, na quinta, 9.  Na Paróquia Nossa Senhora de Loreto, do conjunto Eduardo Gomes, terá apresentação da Paixão de Cristo, na sexta-feira, às 19h e na Paróquia Pio X, a apresentação teatral será na sexta-feira após a missa.

Fogaréu e Penitentes

A procissão do Fogaréu, acontecerá na cidade de São Cristóvão, nesta quinta-feira, 9 a partir das 21h e no município de Nossa Senhora das Dores, a procissão dos Penitentes acontece a partir das 8h da sexta-feira santa.

Por Aldaci de Souza

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais