II Jornada de Adoção e Cidadania acontece sábado

0

Promotora Maria Conceição será uma das palestrantes
Com o objetivo de discutir o tema adoção e temas relacionados como  o abandono, institucionalização, a destituição do pátrio poder e re-integração familiar acontece no próximo sábado, 25, a II Jornada Interdisciplinar de Adoção e Cidadania de Sergipe. O evento será no Memorial de Sergipe, localizado na avenida Beira Mar, de 8h às 13h.

A Jornada pretende atender a todos os profissionais e voluntários engajados no trabalho com crianças, adolescentes e famílias em situação de abandono ou risco, representantes de ONGs e público em geral. “A primeira Jornada foi muito positiva e acredito que esta também será. É importante que busquemos juntos alternativas para as crianças que estão nos abrigos e também mostremos a importância da criança ser prioridade sempre, até no judicial”, comenta a diretora e coordenadora do Núcleo de Apoio a Infância e Adolescência (Naia), Maria Conceição Figueiredo Rollemberg. 

A meta do evento é reunir lideranças e/ou profissionais representativos de todos os setores envolvidos na atenção à criança e adolescente abandonados, na preparação e acompanhamento dos postulantes à adoção, pais adotivos, grupos de apoio à adoção e público interessado na construção de um espaço privilegiado para tratar das adoções necessárias no Estado.

Programação:

8h – Abertura – Convidados e autoridades
Mesa 1: Quem é essa mulher? O olhar para a mãe biológica e sua família nos processos de entrega, abandono e destituição.
Expositores:
Profª. Drª. Marlizete Maldonado Vargas – Psicóloga , profª. UNIT
Pureza Alcantara Moreira- Assistente Social da maternidade HFB
Dra. Maria Lilian Mendes Carvalho – Promotora de Justiça, 16 VIJ de Aracaju
C
oordenadora – Adélia Pessoa – Presidente do  IBFFAM

9h45 – Café

10h – Mesa 2: A criança e o adolescente em situação de abandono –  a realidade dos abrigos, expectativas e possibilidades de colocação familiar.
Expositores:
Clarissa Augusto Barreto Monteiro – Assistente Social, profª. da Unit
Roberto  Luis Barreto Góis Cunha  – Psicólogo, Abrigo Caçula Barreto
Dra. Maria Conceição Figueiredo Rollemberg  – Diretora do NAIA/MP
Coordenadora – Ana Christina de Souza Brande – IBDFAM

11h30- Mesa 3: A família adotiva – das motivações à rede de apoio à adoção
Expositores: Rosana Rosa Nascimento – Assistente Social da 16ª VIJ de Aracaju ou Anita de Faro Menezes – Assistente Social da  CEJA
Ticiana Ribeiro Guerra – Psicóloga da 16ª VIJ de Aracaju (a confirmar)
Dr. Ricardo Múcio Menezes de Abreu Juiz da 16ª VIJ de Aracaju (a confirmar)
Pais adotivos
Coordenadora – Geralda Cristina Menezes Bezerra – IBDFAM 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais