Índios bloqueiam BR 101

Os índios Kariri-Xocó, que vivem no município de Porto Real do Colégio bloquearam a BR 101, numa área distante 4 km da ponte que divide os Estados de Alagoas e Sergipe, desde as 9h desta terça-feira, 16. Os índios reivindicam a marcação definitiva de suas áreas.

Mais de 4500 hectares já homologados como terras indígenas foram por vezes demarcados, porém, o povo Kariri-Xocó denuncia que as marcações são removidas pelos fazendeiros da região. Devido ao conflito com os fazendeiros, os índios vivem numa área de 669 hectares – abaixo de seus limites legais. Somente com o acompanhamento da Fundação Nacional do Índio (Funai), em um novo processo de marcação, essas medidas serão regularizadas.

Eles pretendiam realizar a mesma atividade no dia 19 de maio, mas preferiram replanejar para fazer a mobilização com o apoio de sindicatos. Sindicatos e conselhos estarão no local do protesto manifestando apoio à causa indígena.

*A matéria foi alterada às 9h48, para alteração de informações sobre o local de realização do protesto.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais